Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 12 de dezembro de 2013

Repórter do Portal Aprendiz será homenageado durante o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos

por

No próximo dia 13 de dezembro, às 19h, acontece na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a entrega do 17º Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. Organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, a cerimônia deste ano rememora os 45 anos do AI-5 e homenageia representantes da sociedade civil ligados a veículos de comunicação alternativa que combateram a ditadura militar.

Como parte da celebração, a Comissão concederá menções honrosas aos jornalistas vítimas da violência policial e de manifestantes durante a cobertura dos protestos que ocorreram em São Paulo no mês de junho. Entre eles, o repórter Pedro Ribeiro Nogueira do Portal Aprendiz.


oedr

Nogueira cobria o protesto organizado pelo Movimento Passe Livre na noite do dia 11 de junho, no centro de São Paulo, quando foi violentamente agredido por policiais e levado a uma delegacia. Embora estivesse trabalhando, o jornalista foi mantido preso por três dias e, quando solto, cumpriu dois meses de restrições de liberdade. As medidas incluíam proibição de deixar a cidade e o país, reclusão domiciliar durante a noite e aos finais de semana, e proibição de continuar cobrindo os protestos.

Assista ao vídeo do momento da prisão

Com a suspensão das medidas, Nogueira agora responde em liberdade aos crimes de dano ao patrimônio público e incêndio criminoso, embora a voz de prisão tenha sido dada por desacato, já que o jornalista foi detido enquanto tentava proteger duas amigas e sua namorada da ação violenta dos policiais militares.

Leia também
Mobilização popular conquista redução da tarifa em SP
Organizações denunciam violações a jornalistas durante protestos

“Essa homenagem representa um passo de justiça numa história repleta de erros e calúnias. A fé pública colocada nos policiais como testemunhas isentas, como foi no meu caso, mantém milhares de brasileiros presos injustamente. Meus acusadores são os mesmos que me violentaram, como tantos outros casos de violações aos direitos humanos que acontecem todo dia neste país, batizados de ‘auto de resistência’ ou ‘pacificação'”, afirma o jornalista.

Nas manifestações que se seguiram após a prisão de Nogueira, outros profissionais de comunicação foram ilegalmente detidos e violentados. O fotógrafo Sérgio Andrade Silva ficou cego ao ser atingido por uma bala de borracha. Ele estava a serviço da agência Futura Press durante a manifestação do dia 13 de junho. A repórter da TV Folha, Giuliana Vallone, também foi atingida por uma bala de borracha enquanto cobria uma manifestação pela redução das tarifas do transporte público.

Prêmio

O Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos inspira-se na história do metalúrgico assassinado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo durante uma greve da categoria, em 1979. O líder que comandou diversos piquetes e mobilizações foi executado pelo PM Herculano Leonel, em frente à antiga fábrica de lâmpadas Sylvania, na região de Interlagos, zona sul da capital paulista.

A cerimônia deste ano acontece no dia 13/12, a partir das 19h, no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Depoimento concedido a estudantes de jornalismo:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×