Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 17 de dezembro de 2013

App aposta na comunicação para fortalecer direitos da infância

Juliana Sada, do Promenino com Cidade Escola Aprendiz

Como a comunicação pode ajudar na luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes? Como uma causa pode ter mais visibilidade e adeptos? De olho nessas questões que rodeiam o dia a dia dos agentes do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes, foi criado o aplicativo para redes sociais “Guia de Comunicação para Garantia de Direitos”.

O instrumento da Cipó Comunicação Interativa, organização sediada na Bahia, foi lançado na última quinta-feira (12) durante o seminário Comunicação e Direitos Humanos e tem como público-alvo atores sociais e indivíduos que atuam junto à infância. “O aplicativo foi criado para ajudar os atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente que querem fazer chegar uma pauta na mídia e não sabem como”, explica a educadora da área de Incidência Política da Cipó, Mônica Santana.

Disponível na página de Facebook do Portal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da Bahia, o guia traz informações sobre o direito humano à comunicação, quem são os profissionais da área e por que e como comunicar, entre outras. Mônica afirma que o objetivo do aplicativo é dar “subsídios para os atores para que entendam que é trabalho do jornalista publicar assuntos de interesse público e que é importante que os assuntos de seus trabalhos cheguem à mídia”.

Na página do guia, a repercussão da temática na imprensa é apresentada como fundamental: “a garantia dos direitos das crianças e adolescentes depende de mudanças de mentalidade e do acesso a informações relevantes que só uma parceria com a mídia pode proporcionar”. Para auxiliar os atores do sistema de garantia a pautar a mídia, o aplicativo traz uma seção voltada à construção de um plano de comunicação, com a apresentação dos itens que devem ser delineados e uma explicação sobre suas funções. Ele ressalta ainda a importância da comunicação para que problemas e anseios de uma comunidade ou grupo sejam conhecidos e possam ser atendidos.

Além das seções voltadas para questões mais práticas, o “Guia de Comunicação para Garantia de Direitos” aborda a comunicação como um direito de todas as pessoas. No projeto, o direito à comunicação é entendido tanto como a garantia de acesso ao mundo das informações quanto à produção de conteúdo. Este direito ainda é considerado fundamental para a efetivação de outros direitos: “se não tenho acesso à informação, não posso viver plenamente minha cidadania”, exemplifica a página.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×