Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 24 de janeiro de 2014

Em BH, Praça da Liberdade se transforma no Museu do Instante

por

Quem passar pela Praça da Liberdade, localizada no bairro de Savassi, em Belo Horizonte, neste sábado (25/1), será testemunha de uma nova concepção de museu: o Museu do Instante.

A partir das 15h, a Praça se transformará em um centro de intervenções culturais educativas e gratuitas, que vão desde teatro, cinema e sarau ao ar livre a oficina de plantio, troca de vinis, CD’s e objetos de casa, piquenique e até mesmo um campeonato de queimada.

“A nossa proposta é diminuir a distância que existe entre o museu tradicional e hermético e as práticas culturais cotidianas. A ideia é valorizar o que acontece no espaço público e mostrar que essas ações também merecem um museu”, relata Fernanda Chagas, arquiteta do DOBRA Oficina de Arquitetura, que organiza o evento em conjunto com a arquiteta Paula Bruzzi.

Cultura nas ruas

Durante o mês de janeiro, os organizadores recolheram mensagens e fotos de moradores da capital mineira sob o tema “A cultura nas ruas e praças de Belo Horizonte”. As frases e imagens escolhidas serão projetadas em dois edifícios da praça: o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) e o Espaço do Conhecimento UFMG.

Fernanda afirma que, no Brasil, os espaços públicos costumam ser engessados, e acredita que a Praça da Liberdade deve ser vivenciada de outras formas, “menos rígidas, mais lúdicas, espontâneas e divertidas”. “Se a gente mostrar que as pessoas podem utilizar o espaço público de diferentes maneiras, cada um terá o potencial de levar a sua mudança e fazer a sua própria transformação”, conclui.

Clique aqui para acessar a página do Museu do Instante no Facebook e conferir a programação do evento.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×