Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 24 de março de 2014

Cartilha orienta famílias sobre cuidado integral na infância

Da Agência Fapesp

“O objetivo do nosso projeto é tirar o foco da doença e colocá-lo na saúde da criança, com base nas necessidades e competências da família”, disse Anna Maria Chiesa, professora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), na divulgação dos resultados do projeto “Promoção de melhorias na atenção primária à saúde com foco no desenvolvimento infantil: fortalecendo os profissionais e as famílias”, feito em parceria pela EE-USP (Escola de Enfermagem), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo  (FAPESP) e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Leia mais
Plataforma combate preconceitos e divulga potencialidades de pessoas com Down
Cartilha leva informações sobre violência obstétrica às mulheres

O programa capacitou e acompanhou um grupo de trabalhadores e trabalhadoras da Estratégia Saúde da Família (ESF) em seis Unidades Básicas de Saúde, na zona oeste de São Paulo, objetivando melhorar o cuidado, as condições de saúde e o desenvolvimento de crianças de até 3 anos.

Anna Maria ressalta que práticas como a puericultura, focada no acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança, têm perdido espaço entre os profissionais do serviço público, uma vez que as famílias buscam auxílio quando a criança apresenta alguma doença e deixam de comparecer às consultas de acompanhamento. A falta de tecnologias e capacitação também é um fator que agrava este quadro.

Para sanar este déficit, pesquisadores criaram a cartilha “Toda hora é hora de cuidar”, direcionada às famílias. Além de trazer uma ficha de acompanhamento,  a cartilha apresenta conceitos e competências para o desenvolvimento infantil que transcendem a questão da saúde, como cuidados de higiene, prevenção de acidentes e violência, brincadeira, amor e segurança.

O projeto, que já capacitou 312 profissionais, entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde , visa também trabalhar de forma integrada com outros setores, como os Conselhos Tutelares, para tratar de casos graves de abusos,  maus-tratos e violências, que acontecem de forma preponderante no ambiente doméstico.

A necessidade do enfoque na família se justifica no cenário atual da educação infantil em São Paulo, onde apenas 23% das crianças com até 3 anos estão matriculadas em creches, tanto públicas como privadas.

Leia a notícia na íntegra.



As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×