Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 15 de abril de 2014

São Paulo terá 120 praças com internet livre até julho, diz Prefeitura

por

O projeto WiFi Livre SP, inicialmente Praças Digitais, da Prefeitura de São Paulo, deve estar instalado em 120 praças, além de 15 parques e um centro cultural, até o final do primeiro semestre de 2014. O programa irá fornecer internet de 512 kbit/s, com acesso livre e irrestrito, em praças públicas da cidade.

Com um custo global de aproximadamente R$ 38 milhões para três anos de funcionamento, o WiFi Livre SP passou por audiências públicas para consultar e definir os parâmetros legais e a localização dos pontos de internet. Além disso, a concorrência entre empresas que irão construir e administrar a rede fez com o que preço final do projeto fosse cerca de um terço do estimado originalmente, segundo Daniel Astone, coordenador do projeto e assessor da Prefeitura. As empresas responsáveis são a Ziva (Zona Norte, Oeste e Sul) e a WCF (Centro e Zona Leste).

Astone afirma ainda que hoje estuda-se a possibilidade de ampliação do acesso à internet para equipamentos públicos localizados no entorno das praças digitais.

O contrato da concessão garante a neutralidade da rede – ou seja, todos os conteúdos trafegarão na mesma velocidade -, assim como o direito a total privacidade do usuário. O acesso é livre, não tem limite de banda e não requer login. Para acessá-lo, basta abrir o navegador desejado e depois escolher os aplicativos e sites que pretende visitar. Clique aqui para conferir a lista de praças e parques que disponibilizarão o serviço.

Atualmente, cinco praças já estão em estágio avançado e aguardam apenas a ligação da rede elétrica, são elas: Praça do Campo Limpo, Praça Floriano Peixoto, Praça Benedito Calixto, Largo do Japonês e Largo de Moema. Até o final do semestre, todas devem estar no ar: “Se não estiver, será algo residual, causado por problemas localizados”, garante. Nas regiões mais afastadas, a conexão deve ser por rádio, enquanto no centro será por fibra ótica, mas não deve haver variação na velocidade oferecida.

“A velocidade que estamos disponibilizando será maior do que a maior parte dos provedores consegue realizar nas periferias.”, estima Astone, revelando que, além da inclusão digital, uma das expectativas do projeto é aumentar a ocupação do espaço público.

“É uma atualização dos telecentros, onde o poder público oferecia um computador e uma sala. Agora o que é ofertado é a cidade e as pessoas podem fazer o que quiserem: iniciativas de cultura digital, exibição de filmes, aulas públicas”, afirma o coordenador. Para além disso, o WiFi Livre SP também pretende instalar mobiliário urbano nessas praças, como tomadas, cadeiras, bancos, mesas e cobertura para os usuários.

A total extensão do impacto do programa será avaliada por uma equipe de pesquisadores de graduação, mestrado e doutorado da Universidade Federal do ABC, que receberão bolsas para pesquisar a implementação do projeto.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×