Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 27 de maio de 2014

Movimento em Perus realiza atividades culturais pelo bairro

Com o objetivo de celebrar a história da primeira companhia de cimento do Brasil, o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus (localizada na região noroeste de São Paulo) prepara para o dia 31/5 (sábado) o 1º Caramanchão Cultural, que será realizado em diversos pontos do bairro – inclusive no portão principal da antiga indústria.

Leia mais
Cultura e Educação no chão de fábrica
Fábrica de cimento abandonada pode virar centro cultural em Perus

Estão programadas mais de 20 atrações culturais no evento. Na abertura, marcada para 10h, fotografias serão expostas no calçadão em frente à estação de trem Perus. Também pela manhã estão programados workshops de literatura, brincadeiras, estampa de camisetas e uma palestra sobre o direito à cidade em espaços com o CEU Perus, a Praça Inácio Dias e a passarela de pedestres. Intervenções artísticas por meio do grafite estão na programação.

Patrimônio histórico

Um cortejo sairá da praça até o refeitório da Fábrica de Cimento às 13h. Já na área da antiga indústria, acontece às 15h um salão de baile para recordar as festas que ocorriam por lá no passado. Até às 22h, bandas e grupos de dança se apresentam no palco principal.

O evento ainda contará com a presença da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), marcada para as 17h. Foi na gestão municipal de Erundina, no início da década de 90, que o prédio da fábrica foi tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo.

Reivindicações

Há mais de 30 anos, moradores da região e ex-operários da fábrica tentam transformar o espaço abandonado da indústria de cimento – que por muito tempo foi a principal abastecedora da matéria-prima – em um Centro de Lazer, Cultura e Memória do Trabalhador. Em 2013, o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus ressignificou a causa, reunindo antigos militantes a novos simpatizantes e incorporando às reivindicações para o espaço uma Universidade Livre e Colaborativa e centros de pesquisa comunitária.

Confira aqui a programação completa do I Caramanchão Cultural.

Serviço
I Caramanchão Cultural
Data: 31/05 (sábado)
Horário: das 10h às 22h
Locais: Praça Inácio Dias, CEU Perus, Portão principal da Fábrica de Cimento, Passarela de pedestres, Calçadão

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×