Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 2 de junho de 2014

5 palestras do TED sobre cidades, tecnologia e educação

por

As conferências TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) são conhecidas por levar discussões relevantes para diversas partes do mundo. Com o tempo, algumas de suas palestras se tornaram referências e costumam ter um ótimo alcance na disseminação de boas ideias.

Pensando nisso, o Portal Aprendiz selecionou cinco palestras realizadas em eventos TED que discutem o futuro das cidades e o impacto que novas tecnologias devem ter no desenvolvimento de lugares mais educativos e democráticos.

Kent Larson: Projetos brilhantes para colocar mais pessoas em cada cidade

Como adequar uma cidade para a constante chegada de novos moradores? É com base nessa pergunta que o arquiteto Kent Larson, diretor de um grupo de estudos sobre mudanças nas cidades no MIT (Massachusetts Institute of Technology), fez sua palestra no TEDx Boston, em 2012. Ele mostrou novos modelos de carro, apartamentos que são rapidamente transformados e outras inovações que podem fazer a cidade do futuro funcionar de uma maneira mais humana.

Janette Sadik-Khan: As ruas de Nova York? Não mais tão cruéis

A comissária de transportes de Nova York tem um lema: faça experimentos ousados que sejam baratos para testar. Em sua fala no evento, em 2013, Janette Sadik-Khan mostrou projetos que renovaram a vida urbana em cinco regiões da metrópole, incluindo zonas de pedestres na Times Square, ônibus de alta performance e um sistema inovador de empréstimo de bicicletas.

Carlo Ratti: Arquitetura que sente e responde

As ligações que fazemos pelo celular e o lixo que jogamos fora podem virar dados interessantes para observar a vida de uma cidade. É o que afirma o engenheiro e arquiteto Carlo Ratti, diretor do SENSEable City Lab do MIT.

Em sua fala, feita em março de 2011, ele explica como o laboratório usa novos sensores eletrônicos que transformaram a maneira como entendemos as cidades. Além disso, mostrou como esses sensores podem criar mecanismos interativos no ambiente urbano.

Andreas Raptopoulos: Sem estradas? Um drone pode ajudar

O designer, inventor e empresário Andreas Raptopoulos apresentou um sistema de transporte de máquinas voadoras que entregam alimentos, medicamentos, bens e suprimentos que forem necessários para as regiões onde não há acesso em alguns períodos do ano. Afinal, um bilhão de pessoas no mundo não têm acesso a estradas que funcionem em todas as épocas do ano.

Sugata Mitra: As crianças ensinam a si mesmas

O indiano Sugata Mitra, professor de Tecnologia da Educação na Universidade de Newcastle, Inglaterra, apresentou em um TEDx em 2007 seu projeto Hole in the wall, no qual crianças são estimuladas a descobrir sozinhas como usar um computador – para então ensinar outras crianças a utilizar o aparelho. Assim, ele faz a provocação: “o que mais as crianças podem aprender sozinhas?”.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×