Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 11 de julho de 2014

Estudantes aderem ao financiamento coletivo para viabilizar estudos

por

Uma pesquisa realizada em 2013 pela plataforma de financiamento colaborativo Catarse revelou que a educação é uma das áreas com maior potencial de apoio pelo público. O estudo, que traça o perfil dos financiadores brasileiros, demonstra ainda que a identificação com a causa ocupa lugar de destaque entre os fatores levados em conta na hora de colaborar com um projeto.

Esse ambiente favorável tem levado alguns estudantes a apostar na lógica colaborativa para viabilizar seus estudos. Dois exemplos, ainda em fase de captação, testam o poder dessas ferramentas na busca por transformar sonhos em realidade, ideias em conhecimento.

Aprender fora do Brasil

Dezesseis estudantes recém-aprovados nos processos seletivos de universidades de excelência no exterior, como Yale, Stanford, Columbia, Brown e Georgetown, tentam arrecadar fundos por meio da plataforma Benfeitoria, que permite que empresas e pessoas físicas ajudem a custear as despesas com o ensino.

A doação pode ser feita pelo próprio site e cada investidor receberá uma recompensa que varia de acordo com o valor da contribuição. Os alunos têm como missão levantar todo o montante necessário até 15 de julho, caso contrário, o dinheiro arrecadado será devolvido aos investidores. Todo o processo de assessoria aos estudantes foi realizado pela Fundação Estudar, uma das primeiras instituições a apostar no “crowdfunding de talentos” no Brasil. Para apoiar, clique aqui.

Aprender fora da caixa

Alex Bretas tem até o dia 23 de agosto para conseguir a verba necessária para colocar sua investigação em um livro. De forma autônoma, ele desenvolve desde 2013 o que chama de “doutorado informal” sobre novas formas de aprendizagem de adultos. A proposta é publicar a pesquisa em 2015, no formato de um livro gratuito e licenciado sob Creative Commons.

A jornada do estudante inclui experiências e histórias inspiradoras, além de processos ousados e inovadores de aprendizagem na vida adulta. Ted, Cieja Campo Limpo, Escola de Redes e o Programa Germinar estão entre os objetos de estudos. Para ajudá-l0 a fazer um doutorado sobre o que realmente move sua curiosidade, com os orientadores escolhidos por ele e a seu modo próprio, conheça o projeto e contribua.

 

 

 

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×