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publicado dia 8 de agosto de 2014

Conselhos Municipais de Educação debatem educação integral

por

do Centro de Referências em Educação Integral

Como o a padaria pode ser um espaço educativo? O que o vendedor de pipoca e o motorista do ônibus escolar têm a ver com a educação das crianças? Qual a relação entre a escola e a associação de moradores? Como os pais podem participar da vida escolar para além das reuniões? Os estudantes podem opinar sobre o que querem aprender? Por que a violência que acontece logo na esquina também é problema da escola?

As questões acima giram em torno da concepção de educação integral e fazem parte dos debates das escolas e municípios que a tem como um horizonte a ser alcançado. Os questionamentos também serão discutidos na próxima terça-feira (12) nas oficinas “A Educação Integral e a articulação entre escola, comunidade e gestão pública”. O espaço de discussão será promovido pela Associação Cidade Escola Aprendiz no 18º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

As oficinas serão espaços de diálogo e trocas, com a participação de educadores, especialistas e gestores. Serão duas mesas debatendo o conceito de educação integral, o desenvolvimento de projetos pedagógicos e experiências que já estão sendo implementadas no estado de São Paulo.

O conceito da educação integral dialoga diretamente com a proposta de cidades educadoras, proposta em que territórios – urbanos ou rurais – têm sua gestão inteiramente voltada para garantir o desenvolvimento integral de seus habitantes.

Bairro-escola

Na ocasião, a Associação Cidade Escola Aprendiz apresentará – em primeira mão – o quinto e mais recente volume da coleção “Tecnologias do Bairro-escola”. Com o enfoque “Articulação Escola-Comunidade”, o livro reúne quatro tecnologias sociais que servem de apoio para que as escolas desenvolvam seus projetos pedagógicos na perspectiva da educação integral.

A obra, também disponível online, procura tornar acessível um conjunto de ferramentas que podem auxiliar as escolas a se aproximar de suas comunidades, mostrando desde o objetivo das iniciativas até à sistemática de acompanhamento, de forma a viabilizar a implementação por qualquer instituição interessada. As tecnologias trazidas pela coleção “Tecnologias do Bairro-escola” são reconhecidas pelo Ministério da Educação como “potenciais para a promoção da qualidade da educação e para a consolidação do direito de aprender na perspectiva da educação integral e da articulação da escola com seu território”.

Confira a programação completa:

“A Educação Integral e a articulação entre escola, comunidade e gestão pública”

Oficina 1 – Manhã – 10h15 às 12h30
Cleusa Repulho – Secretária de Educação de São Bernardo do Campo e Presidente da UNDIME
Valéria Pássaro – Coordenadora Pedagógica Institucional da Moradia Associação Civil
Solange Turgante – Diretora da Escola da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira
Agda Sardenberg – Coordenadora executiva da Cidade Escola Aprendiz
Mediação: Julia Dietrich – Editora do Centro de Referências em Educação Integral

Oficina 2 – Tarde – 14h às 16h15
Sandra Soria – Diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Guarulhos
Marília de Sanctis – Coordenadora do Centro de Convivência Educativa e Cultural de Heliópolis, São Paulo
Antonio Norberto Martins – Diretor da Escola Municipal de Educação Infantil Chácara Sonho Azul, São Paulo.
Helena Singer – Diretora da Cidade Escola Aprendiz
Mediação: Roberta Tasselli – Gestora da área de comunicação da Cidade Escola Aprendiz

Serviço
18º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Data: 12 de agosto de 2014
Local: Centro Adamastor (Rua Monteiro Lobato, 734 – Centro, Guarulhos, SP)
Inscrições: Site Uncme/SP
Contato: (13) 3324-5727 e (13) 2202-4527
[email protected] ou [email protected]

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