Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de agosto de 2014

Privatização dos espaços públicos é tema da segunda fase do projeto Arquitetura da Gentrificação

por

O projeto Arquitetura da Gentrificação, iniciativa da ONG Repórter Brasil que estuda o processo de gentrificação que ocorre no centro de São Paulo – como o constante aumento de preços e a progressiva expulsão dos moradores para áreas mais pobres da cidade –, chega agora à sua segunda fase, com o tema Privatização da Rua.

Privatização da Rua from Repórter Brasil on Vimeo.

Na primeira fase, o Arquitetura da Gentrificação produziu sete reportagens, um mapa colaborativo, um documentário curta-metragem, dois dossiês, um infográfico interativo e um blog. Todo o seu conteúdo foi publicado em licença aberta com livre reprodução. Na primeira passagem pelo Catarse, o projeto recebeu R$20.117 de doações de 316 pessoas.

Baseada em financiamento coletivo, a iniciativa tem o objetivo de fortalecer o debate sobre urbanismo e ocupação do espaço público. A segunda fase pretende esmiuçar o processo de privatização do espaço público, no qual gestores públicos se utilizam de grandes eventos e projetos urbanísticos para “tirar a cidade das mãos dos seus moradores e a colocar a serviço de corporações”, segundo texto que descreve a ação.

“Quando a cidade é privatizada, os preços sobem, a violência policial aumenta, a liberdade dá lugar à vigilância e todos são afetados, inclusive você. Uma cidade privatizada só funciona para quem está disposto a pagar muito para viver nela”, prossegue a justificativa.

Para dar continuidade ao Privatização da Rua, os organizadores pedem apoio financeiro por meio de uma página no Catarse. As doações podem ser feitas até o dia 1/10.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×