Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de agosto de 2014

Portal reúne conhecimento sobre migrações internacionais em São Paulo

por

Para ajudar os milhares de imigrantes que se estabelecem continuamente em São Paulo, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o Instituto de Relações Internacionais da USP criou o Portal Cosmópolis, que reúne notícias, pesquisas, informações e banco de dados de diferentes áreas acerca das migrações internacionais.

Agrupando os estudos que já existem na área e disponibilizando-os de uma maneira acessível tanto para a comunidade acadêmica como para a sociedade, a iniciativa tem a intenção de facilitar a implementação de uma política pública para migrantes na capital paulista, além de auxiliar a prefeitura na elaboração de um diagnóstico do atendimento à essa população nos serviços públicos.

O portal pretende ainda tornar acessível o acervo que os próprios imigrantes produziram sobre a sua presença no Brasil e a visão que eles têm do país. “A história de São Paulo não pode ser entendida sem pensar, ao mesmo tempo, na história da imigração que contribuiu não só para a riqueza e desenvolvimento econômico da região, mas também para a efetivação dos direitos sociais no país a partir de lutas dos próprios imigrantes”, afirma o texto de lançamento do Cosmópolis.

“O projeto é o embrião de um atlas eletrônico que pretende compilar os estudos contemporâneos sobre as migrações internacionais, especialmente em São Paulo, buscando contribuir para a elaboração de uma política migratória no plano local, além de outras políticas públicas”, prossegue o documento.

Além do conteúdo em português, o Portal Cosmópolis oferece traduções para inglês, espanhol e francês.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×