Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 29 de agosto de 2014

Virada Sustentável 2014: confira os destaques do fim de semana

por

A quarta edição da Virada Sustentável – mobilização da sociedade civil que cria uma oportunidade para os cidadãos se informarem sobre o tema da sustentabilidade a partir de uma abordagem lúdica – começou em São Paulo na quinta-feira (28) e prossegue até o próximo domingo (31/8).

Com mais de 700 atividades distribuídas em diferentes locais da região metropolitana de São Paulo, a Virada Sustentável oferece diversas atrações de música, cinema, teatro e exposições, que abordam temas como água, consumo consciente, biodiversidade e cidadania.

Gratuito e aberto ao público de todas as idades, a edição de 2014 da Virada Sustentável chegará a 143 locais de São Paulo, entre eles parques, praças, equipamentos culturais, escolas e outros espaços públicos. No ano passado, o público aproximado do evento foi de 800 mil pessoas.

O Portal Aprendiz selecionou os destaques da programação da Virada Sustentável no final de semana. Confira!

Primeira Mostra Anual de Teatro Infantil Sustentável (MATIS)

A Mostra pretende, através de uma experiência lúdica, levar conceitos básicos da sustentabilidade para o público infantil. Os espetáculos, que tratam de temas ambientas e cidadania e contam com tradução em libras, propõem mudanças no modo da criança se relacionar com o mundo e com as pessoas ao seu redor. Os adultos também serão estimulados a alterarem seus padrões de comportamento em prol de um mundo mais justo e sustentável.

Participarão da MATIS cinco companhias teatrais que criaram espetáculos com o tema da sustentabilidade especialmente para esse projeto. Após o evento, a MATIS acontecerá regularmente, sempre em um final de semana do mês, até dezembro. Serão duas sessões diárias (11h e 15h), aos sábados e domingos, e também uma sessão fechada na sexta-feira para grupos de escolas públicas.

MATIS – Minha mais que amiga árvore, da Cia. Laço de Abraço
30 e 31/8, às 11h e às 15h
Espaço Cultural Tattersal – Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda)
Os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência

Projeto EnergizANDO

Oficinas de grafite de musgo, produção de bomba de semente, pinturas com tintas ecológicas (barro e borra de café, por exemplo) e gincana com materias reciclados. Essas são algumas atividades que o projeto EnergizANDO oferecerá aos participantes, com o objetivo de faze-los repensar suas atitudes e estimular a criativididade em prol de soluções sustentáveis.

Projeto EnergizANDO
30,8, das 11h às 16h
Marquise entre a área verde e o setor esportivo – Parque da Juventude (Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru)

Como Virar Sua Cidade – Conexões de Ocupação

Grupos e movimentos que promovem ocupações em São Paulo farão um festival no Largo da Batata, onde serão discutidas a ocupação criativa do espaço público e a defesa de parques e centros culturais na cidade.

O evento contará com atividades culturais, instalações, rodas de conversa, piquenique comunitário, oficinas e lambe-lambe e pretende conectar diferentes grupos e pessoas ligados ao tema.

Como Virar Sua Cidade – Conexões de Ocupação
Dia 30/8, a partir das 14h
Largo da Batata – Pinheiros

Rolê no extremo sul

Será apresentado aos participantes alguns pontos de grande relevância em aspectos sustentáveis na região sul de São Paulo, como a Aldeia Indígena Guarani Tenondé Porã, o Sítio Boa Nova, que produz agricultura orgânica, Parques Naturais de compensação do Rodoanel e a Ilha de Bororé, onde está localizada a Igrejinha de São Sebastião, construída em 1904.

Além disso, o público poderá conferir um mural produzido pelo Imargem, que acompanha os participantes durante o trajeto. O passeio termina no aniversário de nove anos do Pagode da 27.

Rolê no extremo sul
31/8, das 8h30 às 18h
Ponto de encontro: 8h30 na Casa de Cultura Palhaço Carequinha (rua Professor Oscar Barreto Filho, 50 – Parque América – Grajaú)

Cine na Praça: Exibição do documentário Tarja Branca

O documentário Tarja Branca – a revolução que faltava explora o conceito de espírito lúdico e debate, por meio de reflexões de adultos de origens e gerações diferentes, sobre como o ser humano se relaciona com esse espírito hoje. Após a exibição, haverá um bate-papo com o diretor Cacau Rhoden.

Cine na Praça
Dia 30/8, às 18h30
Palco da Praça Victor Civita (rua Sumidouro, 580 – Pinheiros)

Território do Brincar

Resultado da pesquisa do Projeto Território do Brincar, a exposição é um passeio pela variedade de gestos infantis e brincadeiras de várias regiões brasileiras e apresenta parte do material coletado pelo país. A exposição, com vídeos, fotos áudios e brinquedos, reflete uma maneira de olhar para a criança atual.

Exposição Território do Brincar
De 28 a 31/8, das 9h ás 19h
Espaço Expositivo Permanente da Praça Victor Civita (rua Sumidouro, 580 – Pinheiros)

Uma horta em casa: porque e como fazer?

A oficina quer estimular a reflexão sobre hábitos alimentares e pretende fomentar o conhecimento acerca da agricultura orgânica. Para tanto, ensinará aos participantes a cadeia de produção de uma horta caseira (compostagem, preparação da terra, adubação verde, semear, plantar e os outros cuidados com a horta).

Uma horta em casa: porque e como fazer?
Dias 30 e 31/8, das 14h às 15h
Horta Comunitária / Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo (rua Vergueiro, 1000)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×