Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 11 de novembro de 2014

Educação Integral é tema de encontros em capitais brasileiras

por

“Belo Horizonte é uma sala de aula.” É para endossar a proposta de uma cidade educadora que a capital mineira realiza o VII Fórum de Educação Integral. O evento, que ocorre entre os dias 12 e 15/11, é organizado pela prefeitura e contará ainda com a IV Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia e o I Festival Música na Escola.

O Fórum terá início com um cortejo pela cidade até o Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal Américo Renné Giannetti – Av. Afonso Pena, s/n – Centro), onde ocorre a mesa de abertura. No primeiro dia, haverá o lançamento de kits de literatura afro-brasileira e debates sobre promoção da igualdade racial, além da discussão sobre os espaços da educação integral e dos potenciais educativos da cidade. Nos outros dias, o Fórum vai acontecer no Poeint Barreiro (Praça Modestino Salles Barbosa, 11 – Bairro Flávio Marques Lisboa).

Ao longo do evento, serão debatidos temas como políticas afirmativas e haverá apresentações musicais dos alunos e de pesquisas na Feira de Ciências. No último dia será realizado o Festival Metropolitano dos Programas Escola Aberta, Escola Integrada e Mais Educação, com apresentações culturais e a venda de produtos artesanais.

Em São Paulo

Nos próximos dias, a educação integral também será tema de evento internacional a ser realizado em São Paulo. No dia 14/11, o Seminário Internacional: Educação + Participação = Educação Integral pretende contribuir com o direcionamento de políticas públicas à educação integral. O evento é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Cenpeq e acontece na Fecomercio (rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista).

O debate será estruturado a partir de quatro eixos temáticos principais: Panorama e tendências da educação integral; Articulação entre ONG e escola pública; Proposta Pedagógica; e As novas formas de produção juvenil. Cada tema será abordado em uma mesa conduzida por palestrantes convidados.

Entre os especialistas estarão presentes Macaé Evaristo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Diana Toledo Figueroa, analista de políticas educacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e Lucia Couto, ex-secretária de educação das prefeituras de Diadema e Embu das Artes.

O evento começa às 8h30 e terá transmissão online; interessados em enviar perguntas ou análises sobre os eixos que serão debatidos podem fazer pelo site oficial do seminário.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×