Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 24 de novembro de 2014

Criatividade é tema de encontro nacional de museus em Belém do Pará

por

Tem início hoje (24/11), em Belém do Pará, o 6º Fórum Nacional de Museus (FNM), que recebe centenas de participantes de todo o Brasil para discutir o tema “Museus Criativos”. Bianual, o evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com a Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC-MinC).

O FNM prossegue até o dia 28/11, promovendo painéis, conferências, minicursos, apresentação de pesquisas, estudos de casos, grupos de trabalho e atividades culturais. Na sexta edição do Fórum também será realizado a IV Teia da Memória, um encontro nacional de Pontos de Memória e iniciativas de museologia social que tem a intenção de proporcionar um intercâmbio entre os processos comunitários de memória que estão sendo desenvolvidos no país. A primeira conferência do evento abordará a temática “Museus Criativos: experiências e práticas inovadoras nos museus”.

Além da criatividade, sustentabilidade, inovação e gestão de museus também serão discutidos nos painéis. Haverá ainda a apresentação de casos que evidenciem boas práticas da região Norte do país, já que é a primeira vez que o local recebe o FNM.

As apresentações culturais darão destaque à cultura popular, com apresentação da dança indígena Toré, dos tambores do coletivo Casa Preta e de carimbo, tradicional ritmo paraense recém- eleito como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo MinC. Confira a programação completa do evento.

Serviço 6º Fórum Nacional de Museus
De 24 a 28/11
Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Av. Dr. Freitas, s/n – Marco – Belém/PA)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×