Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 30 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014: Por uma educação integral de fato

por

André Gravatá, Alexandre Sayad, Michel Metzger, José Pacheco, Helena Singer, Joseh Silva, Rosa Maria Torres. Em 2014, o Portal Aprendiz ganhou novos colunistas. Relembre a opinião de quem atua pela transformação da educação:

O que é educação de qualidade

Qualidade, associada à educação, é entendida e trabalhada de muitas maneiras. A maior parte da população opina (muitas vezes induzida pelo governo, empresa privada ou por opiniões alheias) desconhecendo a abundante pesquisa e os acalorados debates sérios que acontecem há várias décadas na América Latina e no mundo.

Como mudar a educação na raiz

As crianças não gritavam frases políticas nem carregavam cartazes para requerer tais demandas. Seu ato berrava mais do que qualquer palavra ou faixa, demandava o sonho enquanto o realizava. Tratava-se de um ato de ocupação criativa da cidade, de brincação caminhativa.

Dois mil e catarse

Adentramos o século XXI ancorados em velhas e nefastas práticas, buscando no hemisfério Norte aquilo que temos de sobra no hemisfério Sul. Vamos adiando uma catarse, que nos liberte de atávicos procedimentos. Mas, recebi boas notícias: algumas secretarias de educação emanciparam-se de práticas fósseis e uma universidade brasileira trocou a aula pela aprendizagem por projetos.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×