Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 13 de janeiro de 2015

SP: Mostra expõe a opinião de crianças sobre clássicos do cinema e animações

por

Em cartaz no Centro Cultural São Paulo até o dia 23/1, O que as crianças dizem – O cinema sob a ótica infantil é uma mostra que foge do lugar comum. Como o próprio nome revela, as crianças são as protagonistas do evento, que capta e divulga suas opiniões, interpretações e reações aos filmes até então inéditos para elas – que variam de clássicos do cinema como Tempos Modernos, de Charlie Chaplin, a recentes animações de sucesso, como Frozen – Uma Aventura Congelante.

OQueAsCriancasDizemEssa é a segunda edição da mostra, concebida a partir de uma proposta experimental da Curadoria de Cinema do CCSP. Segundo o curador do evento, Célio Franceschet, o objetivo central é proporcionar reflexões sobre a produção cinematográfica, a educação e a mediação cultural.

“Quando assistia filmes com meu sobrinho, percebi que a interpretação dele era muito rica e diversificada. Era interessante ouvir o que ele falava. Acredito que a maioria dos pais que retiram seus filhos do cinema quando os gráficos de monstros os assustam não sabe o que a criança está interpretando daquilo”, afirma Fransceschet.

Confira vídeos gravados para a primeira edição do evento:

Mostra Cinema Mini video 05 from Web Radio TV CCSP on Vimeo.

Sem preconceitos

Em sessões pré-agendadas no CCSP, crianças e familiares assistiram aos filmes selecionados para a mostra e gravaram os depoimentos de forma livre. Além disso, ao final de cada sessão é pedido para os pais filmarem a reação dos filhos e enviarem para a curadoria. Durante o evento, esses pequenos vídeos são exibidos antes e depois das sessões, e ao final estarão disponíveis no site da mostra.

“As crianças não discriminam nada. Para alguns filmes há mais resistência dos pais do que dos filhos, que têm uma visão sem preconceitos daquilo que estão vendo”, comenta o curador. Ele garante que, até agora, a grande maioria dos pais ficou fascinada com o resultado da experiência.

Cinema CCSP – Mostra O que as Crianças Dizem – O Fantástico Sr. Raposo from Web Radio TV CCSP on Vimeo.

Alguns filmes que ainda serão exibidos na mostra, que começou no dia 8/1: Onde vivem os monstros (Spike Jonze), Ponyo – uma amizade que veio do mar (Hayao Miyazaki), Meu tio (Jaques Tati), Muito além do peso (Estela Renner) e A grande testemunha (Robert Bresson). Neste último, de 1966, “as crianças se apaixonam pelo burrinho Balthazar”, assegura Franceschet.

Percepção abrangente

Teoricamente, ao incentivar a troca de papéis entre quem já sabe e quem ainda está aprendendo, a mostra cumpre papel importante para a construção de uma cidade democrática. “A mediação é infantil e é a criança que apresenta o filme ao adulto. Isso pode abrir uma dúvida na cabeça dos pais antes de escolherem o próximo filme ou passeio”, aponta o curador. “A criança é instintiva e espontânea. Além disso, possui inteligência e uma percepção mais abrangente, que não associa por rótulos ou julgamentos de bem ou mal.”

Franceschet prevê a realização de uma terceira edição do evento ainda em 2015. Para ele, não é fácil encontrar eventos culturais dedicados às crianças com esse nível de reflexão. “As instituições culturais em São Paulo – e também no Brasil – são um pouco conservadoras e têm medo de arriscar”, observa.

Como grande parte dos filmes infantis dependem de dublagem, as mostras de cinema dedicadas às crianças normalmente repetem títulos. “Um evento como esse joga ar fresco no circuito cultural, com o diferencial de colocar um pouco de reflexão nas férias, e não apenas entretenimento”, finaliza Franceschet.

Serviço
Mostra O Que As Crianças Dizem – O Cinema Sob a Ótica Infantil
Local: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo/SP)
Data: de 8 a 23/1
Ingressos: R$ 1 (taxa de manutenção, sem direito a meia-entrada)
Veja aqui a programação completa.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×