Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 4 de fevereiro de 2015

São Paulo ganha primeiro espaço de co-working familiar

por

Nos últimos anos, começaram a pipocar pelo mundo os espaços de coworking, ou trabalho coletivo. São casas equipadas com internet e um espaço agradável e descontraído, geralmente voltadas para jovens profissionais autônomos ou freelancers que buscam um espaço – fora de casa – para trabalhar e estabelecer redes de contato. Mas ainda são raros os locais que atendem a uma demanda essencial do século 21: conciliar trabalho e família.

Leia mais sobre Família e Educação
Participação da família é fundamental para garantir o desenvolvimento da criança
Mães brasileiras conhecem as creches parentais francesas
Cuidado coletivo de crianças ganha adeptos no Brasil
Sobre crianças e preconceito

Essa é a proposta da “Casa de Viver”. O espaço, idealizado por Carina Lucindo Borrego, junto a duas sócias – Fernanda e Thaty -, se propõe a pensar um novo modo de educação e trabalho. “Sou tradutora de carreira e trabalho em um grande escritório de advocacia. Ficava difícil de encontrar minha filha. Sempre que a via era correndo, brigando com ela para dormir, para acordar. O trabalho desse jeito deixou de fazer sentido”, relembra Carina. Com isso em mente, largou o emprego e passou o último ano batalhando para construir esse sonho.

Foram diversos encontros, rodas de conversa com mães – e alguns poucos pais – para tratar deste assunto e dilema. Até que conseguiram uma casa e resolveram “meter a cara” para realizar o projeto, que é pioneiro no país. Com as pesquisas, Carina descobriu que nos Estados Unidos, na Itália e na Inglaterra já existem alguns espaços semelhantes.

Piano C, em Milão, na Itália, foi pioneiro nesse segmento, ao criar um espaço de co-working para mulheres com filhos. Ganhou um prêmio de Inovação Social do Banco Europeu antes mesmo de abrir. Saiba mais.

A casa irá funcionar em horário comercial, das 8h às 18h. No térreo, haverá um espaço de trabalho, com wi-fi, telefones, salas de reunião e espaço para aluguel e atendimento – direcionado à massagistas, psicólogos, profissionais de coaching, etc.  As crianças têm um espaço reservado no segundo andar, onde terão o acompanhamento de uma recreacionista. “Também teremos oficinas e atividades de musicalização, reciclagem e o que mais poderá aparecer. Mas trabalhamos principalmente com a ideia do livre brincar”, revela Carina.

Além disso, haverá uma sala mista, para os pais que quiseram trabalhar junto com as crianças, e cursos de yoga e pilates para os adultos. “Pensamos nessa dinâmica de atividades para oferecer aos pais a oportunidade de fazer atividades que antes não conseguiriam pois tinham que cuidar dos filhos”, afirma.

A casa é direcionada aos pais e mães com filhos entre 0 e 4 anos, mas não haverá restrições a priori. “É o começo de uma revolução na forma de juntarmos trabalho e família. É uma oportunidade de fazer diferente, falar dos desafios que existem em ser mãe e profissional. Durante muitos anos, as mães levaram a maternidade com o trabalho, suportando um sacrifício invisível e um sofrimento tanto para a mãe, quanto para a criança. As empresas continuam não facilitando para cuidarmos de nossos filhos, então precisamos achar formas diferentes de trabalhar e mostrar que existem outros caminhos”, defende Carina.

A Casa de Viver inicia seus trabalhos no dia 9 de fevereiro, em São Paulo, e está com uma campanha de financiamento coletivo aberta na internet. Clique aqui para saber mais e conhecer a proposta.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×