Aprender na cidade

Bairros e territórios educadores de Barcelona são tema de evento em São Paulo

Do Centro de Referência em Educação Integral

Sede da Associação Internacional de Cidades Educadoras, a cidade de Barcelona, na Espanha, há mais de vinte anos, investiga e desenvolve projetos e iniciativas públicas e não-governamentais para apoiar o desenvolvimento integral da população.  Nessa perspectiva, especialistas brasileiros, que acompanham e estudam a experiência catalã, participarão, no dia 30/3 de roda de conversa aberta ao público sobre o tema.

Organizada pela Associação Cidade Escola Aprendiz e Centro de Referências em Educação Integral, com o apoio do Instituto Singularidades e Portal Aprendiz , a iniciativa tem como objetivo identificar e discutir as aprendizagens de Barcelona à luz do contexto brasileiro. “A ideia é que esse bate-papo inicial possa estimular novas ações e articulações que promovam cidades mais educadoras”, explica Natacha Costa, diretora do Aprendiz.

Além dela, participarão Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, Bianca Ramos, do MAIS, Og Doria, da Consultoria Cara de Brasil, especializada em gestão de políticas públicas em educação, Ana Maria Wilheim, também da Cara de Brasil, pesquisadora de educação e uma das referências no debate de cidades educadoras no Brasil e Beatriz Goulart, arquiteta e urbanista, especialista em territórios educativos.

A atividade é resultado de uma expedição educativa realizada por parte das organizações do Centro de Referências em Educação Integral para conhecer a proposta de “Plano Educativo Local” de Ciutat Vella, distrito que compreende a região central de Barcelona e reúne vasto número de habitantes imigrantes de diferentes países do globo. “A experiência nos mostrou como é possível fazer da diversidade local uma oportunidade para aprendizagem das crianças e jovens, tendo o poder público como norteador de arranjos educativos locais capazes de sustentar o desenvolvimento integral de sua população”, justifica Natacha.

Na ocasião, será feita divulgação do primeiro volume da Coleção Territórios Educativos, publicada pelo Aprendiz em parceria com a Editora Moderna. Com lotação máxima de 50 pessoas e gratuito, o evento acontecerá no Instituto Singularidades, das 14 às 17h30. Para participar, é preciso se inscrever aqui.

Serviço:

O que? Roda de conversa: Cidades Educadoras e Educação Integral – o que o Brasil pode aprender com a experiência de Barcelona?

Quando? 30/3, segunda-feira, das 14 às 17h30.

Onde? Instituto Singularidades, localizado na Rua Deputado Lacerda Franco, 88, em Pinheiros.

Observações: Inscrições online até que se esgotem as vagas.

Notícia Relacionada

Após ocupar praças, espanhóis tentam transformar cidade em escola