Transformar a cidade

Eventos celebram Dia Mundial da Água em São Paulo

Celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água foi criado em 1993 pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. Em 2015, a temática escolhida é “Água e Desenvolvimento Sustentável”. Diversas atividades estão programadas para acontecer em São Paulo, estado que atravessa uma crise hídrica sem precedentes. O Portal Aprendiz selecionou alguns deles para que você possa participar. Confira:

São Paulo (SP)

No dia 19 de março, das 13h às 15h, a Câmara dos Vereadores do Município de São Paulo estará aberta aos cidadãos que quiserem participar da “Virada da Água – Caminhos para a Abundância”, um encontro para discutir formas de controle social e uso racional da água em prédios públicos, incluindo a própria Câmara. Uma exposição com soluções criativas para a crise hídrica completa as atividades do evento, que ocorrerá no Auditório Freitas Nobre.

O ano de 2015 também encerra o Decênio Internacional para a Ação “Água para a Vida 2005–2015”, estabelecido em dezembro de 2003 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através de sue resolução A/RES/58/217. O Decênio começou oficialmente em 22 de março de 2005, no Dia Mundial da Água. O objetivo fundamental do Decênio foi intensificar os esforços para cumprir os compromissos internacionais firmados em matéria de abastecimento de água e saneamento básico.

No dia 22 de março, a Assembleia Estadual da Água realiza uma ação surpresa para questionar a gestão da água que vem sendo feita no Estado de São Paulo. A proposta é pautar o acesso à água como um direito e não como mercadoria. O ponto de encontro será a passarela de pedestres da Av. Eusébio Matoso, às 16h.

No dia 25 de março, das 20h às 22h, José Bueno e Luiz de Campos Júnior, do Movimento Rios e Ruas, realizam uma conversa sobre rios invisíveis, além de um breve passeio pelas cabeceiras do Rio Sumaré e Rio Verde. O evento acontece na Casa da Ação, localizada à Rua Oscar Freire, 2529.

Embu (SP)

No dia 23 de março, a Casa do Advogado de Embu recebe o evento “A Crise Hídrica e o Código Florestal”. Além da exibição do filme “A Lei da Água”, o público poderá participar de um debate sobre a relação da Crise Hídrica e a aplicação e fiscalização do novo código florestal com o advogado especialista em Direito Ambiental, Dr. Walter Senise.

O filme, produzido pelo cineasta Fernando Meirelles, com direção de André D’Elia, exibe de forma gráfica o impacto da legislação do Código Florestal sobre os serviços ambientais, tal como a produção de água. Juristas, cientistas e parlamentares foram entrevistados para o documentário.

Em tempo: O rio Embu Mirim é um importante contribuinte do sistema Guarapiranga, que tem sido cada vez mais explorado para atender regiões que eram anteriormente abastecidas pelo sistema Cantareira. O encontro é também uma convocatória para que a comunidade se engaje na proteção das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) da região, na pressão por políticas públicas de saneamento básico e de proteção aos mananciais.

Ficou sabendo de algum evento sobre o Dia Mundial da Água? Deixe um comentário com sua sugestão para o Portal Aprendiz e ajude a construir esse calendário.