Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de março de 2015

Eventos celebram Dia Mundial da Água em São Paulo

por

Celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água foi criado em 1993 pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. Em 2015, a temática escolhida é “Água e Desenvolvimento Sustentável”. Diversas atividades estão programadas para acontecer em São Paulo, estado que atravessa uma crise hídrica sem precedentes. O Portal Aprendiz selecionou alguns deles para que você possa participar. Confira:

São Paulo (SP)

No dia 19 de março, das 13h às 15h, a Câmara dos Vereadores do Município de São Paulo estará aberta aos cidadãos que quiserem participar da “Virada da Água – Caminhos para a Abundância”, um encontro para discutir formas de controle social e uso racional da água em prédios públicos, incluindo a própria Câmara. Uma exposição com soluções criativas para a crise hídrica completa as atividades do evento, que ocorrerá no Auditório Freitas Nobre.

O ano de 2015 também encerra o Decênio Internacional para a Ação “Água para a Vida 2005–2015”, estabelecido em dezembro de 2003 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através de sue resolução A/RES/58/217. O Decênio começou oficialmente em 22 de março de 2005, no Dia Mundial da Água. O objetivo fundamental do Decênio foi intensificar os esforços para cumprir os compromissos internacionais firmados em matéria de abastecimento de água e saneamento básico.

No dia 22 de março, a Assembleia Estadual da Água realiza uma ação surpresa para questionar a gestão da água que vem sendo feita no Estado de São Paulo. A proposta é pautar o acesso à água como um direito e não como mercadoria. O ponto de encontro será a passarela de pedestres da Av. Eusébio Matoso, às 16h.

No dia 25 de março, das 20h às 22h, José Bueno e Luiz de Campos Júnior, do Movimento Rios e Ruas, realizam uma conversa sobre rios invisíveis, além de um breve passeio pelas cabeceiras do Rio Sumaré e Rio Verde. O evento acontece na Casa da Ação, localizada à Rua Oscar Freire, 2529.

Embu (SP)

No dia 23 de março, a Casa do Advogado de Embu recebe o evento “A Crise Hídrica e o Código Florestal”. Além da exibição do filme “A Lei da Água”, o público poderá participar de um debate sobre a relação da Crise Hídrica e a aplicação e fiscalização do novo código florestal com o advogado especialista em Direito Ambiental, Dr. Walter Senise.

O filme, produzido pelo cineasta Fernando Meirelles, com direção de André D’Elia, exibe de forma gráfica o impacto da legislação do Código Florestal sobre os serviços ambientais, tal como a produção de água. Juristas, cientistas e parlamentares foram entrevistados para o documentário.

Em tempo: O rio Embu Mirim é um importante contribuinte do sistema Guarapiranga, que tem sido cada vez mais explorado para atender regiões que eram anteriormente abastecidas pelo sistema Cantareira. O encontro é também uma convocatória para que a comunidade se engaje na proteção das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) da região, na pressão por políticas públicas de saneamento básico e de proteção aos mananciais.

Ficou sabendo de algum evento sobre o Dia Mundial da Água? Deixe um comentário com sua sugestão para o Portal Aprendiz e ajude a construir esse calendário.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×