Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 23 de março de 2015

Relatório da ONU pede “melhora dramática” na gestão da água

por

Somente “uma melhora dramática” na gestão da água pode livrar o planeta de enfrentar, até 2030, um déficit de 40% desse recurso. Essa é a conclusão do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, lançado para celebrar o Dia Mundial da Água (22/3).

“A água influencia diretamente o nosso futuro. Logo, precisamos mudar a forma como avaliamos, gerenciamos e usamos esse recurso, em face da sempre crescente demanda e da superexploração de nossas reservas subterrâneas”, diz o documento.

 

Para ilustrar as relações complexas entre o acesso à água e o desenvolvimento, o relatório cita o caso da Índia, que em 2000 tinha cerca de 19 milhões de poços mecanizados ou por tubos – em 1960 existiam menos de um milhão. “Essa revolução tecnológica teve um papel importante nos esforços do país em combater a pobreza, mas o consequente desenvolvimento da irrigação resultou, por sua vez, em um estresse hídrico significativo em algumas regiões do país”, explica o texto.

A ONU acredita que precisa-se buscar um equilíbrio entre o suprimento e a demanda de água. Mas ressalta que 748 milhões de pessoas ainda não têm acesso a fontes de água potável de qualidade (protegidas de contaminação externa), e a maioria delas são de baixa renda e mulheres.

O documento prevê que, até 2050, a agricultura, uma das atividades que mais consome água, precisará produzir 60% a mais de alimentos para suprir as necessidades da população mundial. Ainda, estima-se que a demanda da indústria por água crescerá 400% até o mesmo ano.

O relatório afirma que a cada dólar investido na proteção de uma área de captação, até US$ 200 podem ser economizados no tratamento de água.

O aumento geral da demanda é estimado em 55% até 2050. Também foi revelado que 20% das fontes mundiais de água subterrânea já estão sendo superexploradas. “Ainda não há um gerenciamento sustentável dos recursos”, afirmam os autores do relatório.

A pressão crescente sobre os recursos hídricos também levará a mais disputas entre os setores da economia, assim como entre regiões e nações. “Portanto, está na hora de mudarmos a forma de avaliar, administrar e utilizar esse recurso. Em geral, as decisões que determinam como será utilizada a maior parte dos recursos hídricos são tomadas por um número limitado de atores (estatais, paraestatais e privados) e seguem uma lógica ditada por objetivos de curto prazo mais do que por preocupações ambientais”, aponta o documento.

Prestes a aprovar os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030 – a ser finalizado no segundo semestre de 2015, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas –, o relatório aponta a necessidade de se dedicar um objetivo inteiramente aos recursos hídricos.

Clique aqui para ler o sumário executivo do relatório “Água para um mundo sustentável”.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×