Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 24 de março de 2015

Plataformas digitais auxiliam paulistanos no controle social de políticas urbanas

por

Incentivar os cidadãos paulistanos, os conselheiros participativos e a sociedade civil a acompanhar o cumprimento do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo. Esta é a finalidade da plataforma De Olho nas Metas, lançada nesta terça-feira (24/3) em evento no Sesc Consolação.

A iniciativa – uma parceria da Rede Nossa São Paulo com a Avina Americas e o Centro de Mídias Cívicas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT Center for Civic Media) – oferece ferramentas criadas para facilitar o acesso à informação e divulgar o andamento daquilo que foi prometido pela administração municipal. A plataforma poderá ser acessada por celulares e pela internet.

“Ao realizar esse acompanhamento, a população pode fazer articulações nas diferentes regiões da cidade”, afirma Clara Meyer, uma das desenvolvedoras do projeto, que reúne informações do portal Planeja Sampa e das próprias empresas que executam as metas, através de uma cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

O De Olho nas Metas proporcionará aos cidadãos o envio de fotos e comentários sobre as metas e os projetos, além de um filtro de pesquisa por distritos e links para as páginas dos conselhos participativos. O aplicativo mostra ainda quesitos como investimento total, progresso, mapa georreferencial, execução financeira, empresas contratadas e desdobramentos do projeto.

DeOlhoNasMetasPara Oded Grajew, coordenador da Rede Nossa São Paulo, é fundamental que a população conheça os seus direitos e se engaje nas questões da cidade. “Se somadas, pequenas ações de cada um podem ter um impacto muito grande em São Paulo”, acredita, enfatizando o lançamento da campanha Sou Cidadão Paulistano, que visa estimular os paulistanos a exercer sua cidadania.

Plano de Metas

Uma avaliação do Plano de Metas da Prefeitura também foi apresentada, focando no primeiro biênio de gestão do prefeito Fernando Haddad (PT). Outro coordenador da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broizini, ressaltou a intensa participação cidadã na construção do Plano de Metas: foram nove mil propostas da população em 35 audiências públicas. “Sempre lutamos para que o processo participativo fosse respeitado, sem ser protocolar, mas que tenha efetividade, com devolutivas explicando para o cidadão porque tal proposta foi aceita ou não.”

Até agora, das 123 metas que a prefeitura se comprometeu a cumprir até o final do mandato, 22 foram concluídas e 101 estão em andamento – sendo que 34 estão com mais de 50% de progresso, e 67, menos. Os resultados são baseados nas informações da própria administração municipal.

DeOlhoNasMetas

Durante o evento, também foi lançado o projeto Mapa Legislativo 1.0 – 2013/2014, que pretende avaliar os projetos aprovados pela Câmara Municipal e seus impactos na cidade.

Dados independentes

O Monitorando a Cidade é um projeto que integra o sistema De Olho nas Metas. Disponível para celulares, a ferramenta digital auxilia os cidadãos a acompanharem a execução das metas em cada região do município. De acordo com Emilie Reiser, representante do Centro de Mídias Cívicas do MIT, o sistema permite que a própria sociedade civil realize campanhas de coleta de dados móveis para acompanhar as metas do poder público.

“É mais que um aplicativo: é um processo cívico. Esse engajamento tem muito valor. É muito importante permitir que o cidadão colete seu dado, e não depender sempre de números da administração municipal”, observa Emilie.

Em abril, serão realizadas cinco oficinas práticas regionais com os conselheiros participativos e demais cidadãos interessados em compreender melhor como funcionam esses aplicativos. “Não adianta termos ferramentas se não sabemos como usá-las”, finaliza Clara.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×