Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 31 de março de 2015

No aniversário do golpe de 64, escolas maranhenses perdem nomes de ditadores e ganham eleições para diretor

por

No dia 1º de abril de 2015, 51 anos após o golpe militar de 1964, dez escolas do Maranhão serão rebatizadas e deixarão de ostentar nomes de militares identificados com a ditadura. Além disso, o governador Flávio Dino também anunciou, em sua página do Twitter, que em 19 de junho serão realizadas eleições diretas para diretores das escolas públicas do estado.

A mudança de nome consta do Decreto 30.618, de 2 de janeiro deste ano, assinado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), que veta a atribuição de nomes de pessoas que constam no relatório final da Comissão Nacional da Verdade como “responsáveis por crimes cometidos durante a ditadura” em prédios públicos.

Ao todo, serão dez escolas públicas em nove cidades: seis têm o nome de Castello Branco, dois de Emílio Garrastazu Médici e outros dois de Costa e Silva. Em Loreto e Timbiras, as escolas receberão o nome de Paulo Freire, ainda em Timbiras, uma unidade passará a se chamar Vinicius de Moraes. Em São Luís, Jackson Lago, ex-governador do estado, foi homenageado. Em Gonçalves Dias, a escola Castello Branco se tornará Sulamita Lúcio do Nascimento, pioneira local da educação. No estado, no entanto, 161 escolas ainda portam o sobrenome Sarney.

Gestão das escolas

A consulta democrática nas escolas chamará para a participação professores, funcionários alunos e familiares que irão ter voz ativa na gestão das instituições de ensino. Além disso, cursos de capacitação serão realizados para os gestores.

A ação do governador está em consonância com o Plano Nacional de Educação que em sua meta 19 estabelece o prazo de dois anos para a efetivação da gestão democrática da educação, aberta à consulta pública para a comunidade escolar.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×