Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 16 de abril de 2015

Cidade Educadora é tema do 8º Festival Entretodos

por

A oitava edição do Entretodos, festival de curtas metragens de direitos humanos que acontece anualmente em São Paulo, terá como tema central a Cidade Educadora. “Para nós a escola precisa estar em diálogo constante com a cidade, com a comunidade, com os outros sujeitos e com o território para construir um currículo significativo, e a Educação em Direitos Humanos precisa se alimentar constantemente dos problemas e questões da cidade para construir seu currículo”, defende Jonas Waks, coordenador adjunto de Educação em Direitos Humanos, pasta vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e responsável pelo Festival.

Confira o curta Rolêzinhos, vencedor do Prêmio Visão Social do 7º Entretodos:

Até o dia 8 de junho, o festival recebe inscrições de curtas metragens em qualquer formato, amadores ou profissionais, com duração de 25 minutos (falados ou legendados em português). É necessário que a obra esteja relacionada aos Direitos Humanos. “Esperamos fomentar que curtas metragens já produzidos com a temática da Cidade Educadora se inscrevam, mas também que novos curtas sejam produzidos, considerando esse tema”, aposta Jonas.

Selecionados, os filmes serão exibidos gratuitamente de 5 a 9 de outubro em diversos espaços da cidade: cinemas, CEUs, escolas públicas, cine-clubes. Em total sintonia com o tema, o festival buscará ainda uma parceria com a Coordenação de Promoção do Direito à Cidade para ampliar ainda mais o acesso às projeções, ações culturais e oficinas previstas para o evento.

Portal Educação em Direitos Humanos possui um acervo dos diversos vídeos premiados nas sete edições do Festival Entretodos. Confira!

“Queremos promover exibições em espaços públicos de São Paulo e ao ar livre, para dialogar ainda mais com a temática da Cidade Educadora”, afirma Waks.

Os filmes concorrerão a prêmios que variam de R$ 5 mil a R$ 7 mil. No total, serão sete categorias: melhor curta estrangeiro; melhor curta nacional; melhor roteiro; melhor curta escolhido pelo público; e os prêmios Cidade Educadora e Educação em Direitos Humanos.

O festival também promoverá formação aos educadores e oficinas de produção audiovisual para os interessados. Sem data definida, as formações ocorrerão nas 13 Diretorias Regionais de Ensino; já as oficinas devem acontecer em centros culturais das cinco regiões da cidade. “Tudo isso para reforçar o caráter educativo do festival, que já tem a cidade como cenário. Agora, a ideia é que tenha a cidade como inspiração”, conclui Jonas.

As inscrições para o Entretodos são gratuitas e podem ser feitas através do site do evento (leia aqui o regulamento). Não perca!

Assista o curta Lady Burka, vencedor do Prêmio Educação em Direitos Humanos do 7º Entretodos:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×