Criar na cidade

Mostra de Teatro de Heliópolis promove trabalhos cênicos realizados em periferias paulistas

Entre os dias 1º e 9/5 acontece a primeira edição da Mostra de Teatro de Heliópolis, comunidade localizada na zona sudoeste de São Paulo. O evento promoverá grupos e espetáculos de todo o estado paulista que desenvolvem trabalhos ligados às artes cênicas em comunidades populares e periferias, realizando oito apresentações teatrais (para adultos e crianças) e seis intervenções artísticas, além de rodas de conversa, saraus, debates, uma oficina de produção cultural e outra de teatro.

Desde o dia 18/4, os teatros da capital paulista com capacidade para até 400 pessoas estão isentos de pagarem o IPTU (Imposto Predial e Territorial). A lei 888/2013, sancionada pelo prefeito Fernando Haddad (PT), busca reduzir os custos desses imóveis e incentivar o surgimento e manutenção de espaços culturais no município.

Grupos, entidades e artistas independentes interessados em participar do evento têm até o dia 30/4 para se inscrever – quem for selecionado receberá cachês por suas apresentações. A Mostra tem apoio da Associação Ação Comunitária Nova Heliópolis e da Companhia de Teatro Heliópolis, que comemora 15 anos de atuação com a apresentação do espetáculo inédito “Onde o percurso começa? Princípios de identidade e alteridade no campo da educação”.

De acordo com os organizadores, a realização da Mostra de Teatro de Heliópolis vem da “urgente necessidade de continuação de ações que criem mecanismos para fortalecer, estimular e divulgar a criação artística de grupos de teatros que desenvolvem seus trabalhos em comunidades populares”.