Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 12 de maio de 2015

Prédios ao redor do Minhocão terão jardins verticais

por

Do Cidades em Movimento

Interessados em permitir instalações nos edifícios vizinhos ao Elevado Presidente Costa e Silva podem participar enviando uma carta de intenção. Além de melhorar a paisagem urbana, jardins são capazes de contribuir na filtragem da poluição do ar.

A Prefeitura de São Paulo iniciou na última terça-feira (5) o Chamamento Público para que edifícios vizinhos ao Elevado Costa e Silva (Minhocão), região central, possam receber a instalação de jardins verticais. Poderão se candidatar condomínios que possuam empenas cegas (paredões sem janelas) que estejam localizadas a uma quadra do Elevado Presidente Costa e Silva, o Minhocão.

As cartas de intenção serão recebidas na sede da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), localizada na Rua do Paraíso, 387/389 – térreo, das 9h às 16h.

A escolha dos edifícios será feita pela Câmara Técnica de Compensação Ambiental (CTCA) e se dará a partir de alguns critérios, como o fato de a nova área verde diminuir a poluição sonora e do calor no entorno.

Benefícios dos jardins verticais

O jardim vertical é uma estrutura capaz de sustentar e manter vegetações sobre e paralelamente a superfícies verticais. Eles podem ser aplicados em qualquer superfície vertical, como muros, paredes e empenas cegas, pois se adaptam tanto em espaços internos quanto externos.

Além de melhorar a paisagem urbana, os jardins são capazes de contribuir na filtragem da poluição do ar e no conforto térmico, tanto do edifício onde está instalado, quanto do seu entorno. As plantas auxiliam também no controle da umidade, além de representarem uma significativa barreira acústica.

Não há riscos de infiltração para os locais onde o jardim está instalado. Ele também exige pouca manutenção, pois o sistema de irrigação é automatizado, e pode ser retirado posteriormente, sem que a superfície original seja danificada.

Serviço 
Cartas de intenção para o recebimento de jardins verticais no entorno do Elevado Presidente Costa e Silva, o Minhocão
Local: Sede da Secretaria do Verde e Meio Ambiente
Endereço: Rua do Paraíso, 387/389 – térreo
Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 16h.
Mais informações: 3266-5869

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×