Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 15 de julho de 2015

Ateliê Móvel leva oficinas de artes visuais para comunidades de Jacareí

por

Desde o início do mês de julho, um veículo incomum anda circulando pelas ruas de Jacareí, cidade do Vale do Paraíba situada a cerca de 80 quilômetros de São Paulo. Uma Kombi estilizada e colorida tem chamado a atenção dos moradores locais.

Quando o carro para, lê-se em letras garrafais: Ateliê de Artes Visuais Móvel. A porta se abre, desce um toldo, saem de dentro mesas e cadeiras de plástico, assim como papéis, tesouras, pincéis e tintas. Está dado o primeiro passo para as oficinas e workshops de artes visuais que abarcam atividades artísticas como pintura, gravura, desenho, modelagem, experimentação gráfica e grafite. Tudo de graça.

Idealizadores do projeto ao lado da kombi estilizada.
Idealizadores do projeto ao lado da kombi estilizada.

Criar um ateliê dentro de uma Kombi não foi tarefa fácil: a adaptação durou três meses. Mas o resultado valerá a pena. Em quatro meses, o projeto tem a intenção de percorrer mais de 30 bairros de Jacareí, ou mais de 80% da malha urbana do município, segundo o idealizador do projeto, o artista plástico e arquiteto Amilton Damas. O workshop inaugural aconteceu na manhã de 4 de julho, um sábado, no centro de Jacareí.

“O ateliê móvel alcança regiões que não possuem infraestrutura adequada, propondo uma atividade diferente, com autonomia e ao ar livre”, aponta Damas. Em bairros como o Cepinho e o Conjunto 22 de Abril, a recepção à Kombi costuma ser calorosa por parte das crianças e dos jovens. “Elas se encantam com o trabalho.”

As atividades do Ateliê são realizadas em espaços públicos como pátios, praças e campos de futebol. “Queremos estar perto dos lugares onde as pessoas se encontram. Nossa ideia é revelar talentos na comunidade e incentivar mais pessoas a produzir arte”, afirma o arquiteto.

Mapa mostra os locais de atuação da van em Jacareí; oficinas em vermelho, workshops em verde e exposição final em azul.
Mapa mostra os locais de atuação da van em Jacareí; oficinas em vermelho, workshops em verde e exposição final em azul.

O Ateliê de Artes Visuais Móvel é beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu. Interessados em participar das atividades podem se inscrever no próprio local. Para participar dos workshops é necessário que se compareça com 10 minutos de antecedência.

Como tudo começou

Foi uma oficina de xilogravura que aproximou o então arquiteto das artes plásticas, em 1995. Desde então, Amilton recebeu prêmios por seus trabalhos gráficos e se transformou em um incentivador da arte. Cerca de 20 pessoas o ajudam a tocar o Ateliê, entre artistas e arte-educadores. “O projeto possibilita a troca de experiências entre artistas e comunidades sobre as práticas e estudos das artes na região”, observa.

Além do workshop inaugural, já aconteceram outras quatro oficinas em julho. Até o final do mês, serão realizadas mais oito atividades (veja a lista abaixo), que continuarão durante os meses de agosto, setembro e outubro.

A partir de novembro será montada uma exposição no EducaMais Jacareí, mostrando o material produzido nas oficinas e fotografias do processo. Gratuito, o evento promoverá ainda encontros dos participantes do projeto com artistas da região.

Confira a agenda de julho do Ateliê Móvel de Artes Visuais 

18/7, 14h às 17h30 – Workshop de Gravura – Vila Garcia
20/7, 8h30 às 11h – Oficina de Gravura e Desenho – Vila Garcia (rua Rafael Sola Sanches)
22/7, 8h30 às 11h30 – Oficina de Gravura e Desenho – Conj. 22 de Abril (rua Primeiro de Julho)
25/7, 9h às 13h – Oficina de Pintura – Cepinho (estrada Júlio de Carvalho)
25/7, 14h às 17h30 – Oficina de Pintura – Paraíso
27/7, 8h30 às 11h – Oficina de Gravura e Desenho – Vila Garcia (rua Rafael Sola Sanches)
29/7, 8h30 às 11h30 – Oficina de Gravura e Desenho – Conj. 22 de Abril (rua Primeiro de Julho)
31/7, 9h às 13h – Wordkshop de Serigrafia – Jardim Colônia

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×