Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 3 de agosto de 2015

Ativistas lançam manual sobre ocupação do espaço público

por

Do VilaMundo

De um local de passagem, o Largo da Batata transformou-se em um espaço de convivência. Um dos protagonistas desta mudança é o coletivo A Batata Precisa de Você, que vem promovendo uma série de encontros, atividades abertas ao público e produções coletivas de mobiliários na praça. Assim, para incentivar intervenções semelhantes em outros lugares, o coletivo acaba de lançar um manual sobre como fazer ocupações regulares no espaço público.

Disponível online, a publicação explica todo o contexto histórico da Batata, inclusive com o amparo de uma linha do tempo, e o processo que levou à sua apropriação pela comunidade. O manual aborda conceitos como direito à cidade, urbanismo tático, redes projetuais, open design e espaço público.

Largo da Batata

Por meio de um passo a passo, o leitor é apresentado a todas as etapas seguidas pelo coletivo no Largo da Batata durante os últimos 18 meses, desde a observação do território antes de a ocupação ter início até o balanço do processo. Ao todo, foram realizadas 300 atividades e construídos 60 novos mobiliários urbanos durante o período. 

A Batata Precisa de Você foi uma das 35 iniciativas selecionadas pelo Edital Redes e Ruas, da Prefeitura de São Paulo, em 2014. Daqui para a frente, o coletivo quer que a praça mais famosa de Pinheiros seja reconhecida como um espaço experimental metropolitano e tenha regras próprias, que a legitimem como um “terreno teste”.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×