Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 5 de agosto de 2015

Manifesto Crespo promove oficina de tranças e turbantes em Embu das Artes

por

No próximo sábado (8/8), a partir das 9h e ao longo do dia, o coletivo Manifesto Crespo promove oficinas de tranças e turbantes no Teatro Popular Solano Trindade, na região metropolitana de São Paulo (Av. São Paulo, 176 – Jardim Silvia – Embu das Artes/SP), em homenagem a Raquel Trindade, artista plástica, coreógrafa e ativista social que fundou o espaço.

O encontro, promovido em parceria com a União Popular de Mulheres do Campo Limpo, encerra o ciclo de vivências de um dos projetos do coletivo, o Tecendo e Trançando Arte, que aconteceu de dezembro de 2014 a julho de 2015. O projeto teve a intenção de fortalecer a conexão com mulheres líderes em cinco comunidades, vivenciando suas tradições, forma de organização e experiência política.

Oficina Manifesto Crespo

Em seu quarto ano de existência, a oficina Tecendo e Trançando Arte já atingiu mais de mil pessoas, maioria de mulheres, em São Paulo e região. Após ser contemplado pelo Prêmio Lélia Gonzalez (Protagonismo de Organizações de Mulheres Negras), lançado em 2014 pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), o coletivo se estruturou para realizar a atividade em locais essenciais para sua linha de pesquisa.

“Para nós, encerrar esta série de experiências em Embu das Artes e reunir as mulheres que nos receberam no mesmo evento significa coroar nosso projeto e unir forças. Estar no Teatro Solano Trindade, junto com Raquel, responsável por empoderar tantas mulheres negras ao longo de sua caminhada, sem dúvidas, torna nosso encontro ainda mais inspirador”, observa Nina Vieira, 25, designer, fotógrafa e integrante do Manifesto Crespo.

No evento, haverá uma roda de conversa sobre “saberes da tradição e liderança feminina”, com representantes das comunidades visitadas pelo Manifesto Crespo no primeiro semestre de 2015. Além da já tradicional oficina de tranças e turbantes, ocorre ainda uma aula e apresentação de maracatu, ritmo musical de Pernambuco.

Todas as atividades são gratuitas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira (7/8).

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×