Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 19 de outubro de 2015

Workshop discute ligação entre arquitetura e construção de cidade educadora

por

Entre os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, acontecerá o primeiro workshop”Do espaço escolar ao território educativo – o lugar da Arquitetura na conversa da escola de Educação Integral com a cidade”.

O que é um território educativo?

É um lugar que atende a quatro requisitos: possui um projeto educativo para o território criado pelas pessoas daquele espaço;  agrega escolas que reconhecem seu papel transformador e que entendem a cidade como espaço de aprendizado; multiplica as oportunidades educativas para todas as idades; articula diferentes setores – educação, saúde, cultura, assistência social – em prol do desenvolvimento local e dos indivíduos.

O encontro visa traçar intersecções entre o urbanismo e a arquitetura, partindo de processos pedagógicos que se consolidam no espaço da cidade, como práticas em educação integral, territórios educativos e como a escola se relaciona com a urbe. Também será discutida a importância da arquitetura de escolas no aprendizado de crianças e a construção de uma cidade educadora.

Além de quatro meses de debate, também terão lugar no workshop oficinas de mapeamento de territórios.

O evento acontece na sala 455/Audtiório, no Prédio da FAU, na Cidade Universitária do Rio de Janeiro. Para se inscrever e saber mais informações, envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (21) 3938-1663.

Quem quiser se aprofundar na temática dos territórios educativos, pode acessar o Volume 1 e o Volume 2 do livro “Territórios Educativos – Experiências em Diálogo com o Bairro-Escola”, lançado em parceria entre a Associação Cidade Escola Aprendiz e a Editora Moderna.

Workshop "Do espaço escolar ao território educativo" acontece entre 18 e 19 de novembro no RJ; evento discute lugar da arquitetura na cidade educadora

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×