Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 20 de outubro de 2015

Chamada pública sobre experiências inovadoras na educação básica tem inscrições prorrogadas

por

O Ministério da Educação (MEC) adiou as inscrições para a chamada pública Inovação e Criatividade na Educação Básica para o dia 11/11. A iniciativa quer identificar, reconhecer, mapear e divulgar os projetos educacionais que fujam do modelo tradicional. Utilizar o território como insumo educativo e fortalecer os vínculos comunitários estão entre as inovações buscadas pela pasta.

O MEC pretende ainda, a partir dessas experiências, criar uma política pública que fomente a inovação e a criatividade, estimulando escolas e organizações a adotarem concepções de educação que rompam com o padrão tradicional e criem modelos que formem os alunos em uma perspectiva de desenvolvimento integral.

De acordo com Helena Singer, educadora e assessora especial do MEC, a chamada é aberta tanto para instituições escolares (públicas e particulares) como não escolares (como ONGs). “É uma chamada pública para instituições que já praticam a inovação na gestão, na metodologia, na relação com a comunidade, na articulação entre os diversos setores para garantia dos direitos das crianças e jovens”, afirma.

A chamada pública também pretende dar visibilidade a experiências para além da região sudeste do país. “O Brasil é muito grande e diverso, a grande mídia está localizada no eixo Rio–São Paulo e termina divulgando apenas o que acontece nesse território”, aponta Helena. “Tenho certeza absoluta de que existem outras experiências com grupos interessantes, engajados e envolvidos precisando ser também reconhecidos para ter força política e sustentar seus projetos.”

A iniciativa ainda inclui instituições que não têm práticas inovadoras, mas que tenham um plano de ação que contemple tal objetivo. A intenção é que o reconhecimento do MEC ajude essas instituições a buscarem parceiros interessados em apoiar iniciativas.

As inscrições devem ser feitas por meio do portal Inovação e Criatividade até o dia 11/11. A previsão é que o resultado seja divulgado em 11 de dezembro e o mapa das iniciativas esteja pronto já no começo de 2016.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×