Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 4 de novembro de 2015

Na Mostratec, crianças também produzem ciência; confira as premiações do evento

por

Enquanto os jovens cientistas presentes na 30ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia se mostravam ansiosos para a premiação final do evento, ocorrida na última sexta-feira (30/10), cerca de cem crianças de escolas da região ocuparam o saguão do Centro de Eventos Fenac com seus projetos de iniciação na ciência.

A 1ª Mostra de Ciência Infantil aconteceu apenas no último dia da feira, mas foi suficiente para atrair a atenção de todos os presentes. Nela, meninos e meninas de quatro a seis anos apresentaram aproximadamente 35 projetos de pesquisa, provando que o gosto pela ciência pode ser estimulado desde a Primeira Infância.

A 1ª Mostra de Ciência Infantil atraiu a atenção de todos os presentes e estimulou a pesquisa na Primeira Infância.
Ana Claudia, Gabriel e Eduardo, todos de quatro anos.

Grande parte dos trabalhos adentrava o universo dos animais, uma das maiores curiosidades das crianças dessa faixa etária. Estudos sobre a vida das abelhas e o modo de sobrevivência das minhocas, por exemplo, estavam lá. A importância de ingestão de frutas e verduras também, além de uma pesquisa sobre as pipas. Um trio de crianças de quatro anos era guiado por uma pergunta muito particular dessa faixa etária: afinal, comer meleca de nariz faz bem ou faz mal?

As macro questões universais também foram representadas. Alunos de cinco anos da EMEI Pedacinho do Céu, em Campo Bom (RS), pesquisaram o sistema solar e a rotação da Terra sobre o sol. “Foram eles que manifestaram o interesse em estudar o espaço. Sempre aliando com a parte lúdica, do brincar, que estimula a curiosidade deles”, conta a professora Vanessa.

Na EMEI Irmã Valéria, em Novo Hamburgo (RS), um problema inquietava as docentes Ana Cláudia e Jéssica: meninas e meninos dificilmente brincavam juntos. “Se um guri pegava um lápis rosa já era chamado de menininha pelos colegas”, lembra Jéssica. Com a ajuda das crianças, foram mapeadas inserções publicitárias direcionadas ao público infantil, para entender a influência da mídia nessas atitudes. “Vimos que desde cedo a propaganda já traz esse discurso de que o brincar do menino é um e da menina é outro.”

A 1ª Mostra de Ciência Infantil atraiu a atenção de todos os presentes e estimulou a pesquisa na Primeira Infância.
Ana Julia, 4.

As professoras passaram então a apresentar um discurso de que é possível que crianças troquem entre si as suas brincadeiras preferidas. Receberam o apoio dos pais e acreditam que, por ser realizado ainda na Primeira Infância, o projeto é uma oportunidade preventiva para o machismo. “Descobrimos que os guris podem brincar de boneca e as gurias de carrinho. É divertido!”, exclamam Ana Cláudia, Eduardo e Gabriel, todos de quatro anos e autores do projeto.

Localizada no bairro do Rincão, também em Novo Hamburgo, a EMEI Professor Ernest Sarlet tinha como vizinha uma praça suja, mal cuidada e um tanto abandonada. Com a ajuda de pais e funcionários da escola, há cinco anos as crianças da escola limparam o local, plantaram pomar e ervas e passaram a ocupar o espaço com apresentações musicais e brincadeiras. “Agora podemos brincar na praça todos os dias!”, comemora Ana Júlia, de quatro anos.

O encerramento oficial da Mostratec 2015 aconteceu na própria sexta-feira, no Teatro Feevale, onde os projetos de maior destaque foram premiados. No dia anterior, já havia ocorrido a premiação da Mostratec Junior.

O repórter Danilo Mekari cobriu a Mostratec a convite da Fundação Liberato.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×