Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 25 de novembro de 2015

Cursinho do XI corre o risco de fechar por falta de espaço; veja como ajudar

por

O possível fechamento de 92 escolas estaduais de São Paulo vem gerando uma mobilização inédita de estudantes secundaristas em defesa de seu direito à educação. Hoje, mais de 150 escolas se encontram ocupadas por alunos em todo o estado. Com muito menos alarde, outra importante instituição de ensino corre o risco de encerrar suas atividades na capital paulista: o Cursinho do XI.

Voltado para estudantes de baixa renda, o cursinho popular – fundado em 1995 pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, vinculado à Faculdade de Direito da USP, e desde 2005 gerido pela Associação Pró-Cultura Cidadã, formada por professores – pode fechar as portas por conta da falta de recursos para pagamento de aluguel.

De acordo com Augusta Barbosa, professora do Cursinho desde 2004 e coordenadora desde 2010, o espaço se estabeleceu como uma forma de dar oportunidade a quem não tem condições de pagar para estudar, garantindo o direito de acesso à universidade pública. “A idealização de um cursinho não lucrativo se deu a partir da constatação de que, no Brasil,  o ensino universitário público e de qualidade é tomado, em sua maioria, por alunos provenientes de escolas particulares.”

O Cursinho do XI já teve três sedes: uma dentro do próprio XI de Agosto, outra na avenida Brigadeiro Luís Antonio e a última perto da estação Armênia do metrô.

A média anual de alunos gira em torno de 500 – com mais de 50% de aprovação em universidades públicas –, que arcam com uma pequena contribuição para o pagamento de professores e apostilas do Objetivo.

Segundo Rafael Albuquerque, ex-aluno e assessor de imprensa voluntário do Cursinho, o aumento no aluguel e a diminuição do número de alunos devido ao acesso mais amplo à universidade pública através de exames como o Enem e o Sisu fez com que o espaço chegasse nessa situação. Agora, com as turmas de 2015 encerradas antecipadamente, os membros do Cursinho estão correndo atrás de um espaço para reabrir em 2016.

Para tanto, a Associação Pró-Cultura Cidadã busca parceiros dispostos a atuar na transformação da sociedade, ajudando prioritariamente no aluguel de algum espaço para que o projeto continue. Os gestores aceitam qualquer tipo de doação. Mais informações através dos telefones (11) 2086 -8924 e (11) 9616-89535.

Estrutura

A estrutura pedagógica do Cursinho do XI é semelhante à de um cursinho convencional, com grade de aulas de segunda a sexta-feira nas áreas de exatas, biológicas e humanas. Aos sábados acontecem aulas especiais de matemática e redação básica, além de apresentação de filmes, teatros, saraus, debates, palestras, plantões de dúvida e simulados periódicos que visam treinar o conhecimento adquirido. “O Cursinho sempre preparou o aluno não apenas para entrar na faculdade, mas para criar uma consciência. Muitos vieram da escola e não tiveram essa consciência política e cultural tão importante”, afirma Albuquerque.

“Sempre estimulou-se o conhecimento não só de disciplina, mas de respeito e diversidade. Se o Cursinho do XI realmente fechar, a cidade de São Paulo perderia um projeto que é porta de entrada para as principais faculdades do Brasil. Em suma, as pessoas de classe baixa perderiam mais uma oportunidade de entrar na universidade”, finaliza.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×