Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 26 de novembro de 2015

Plataforma faz com que apoiadores sejam “guardiões” de escolas ocupadas

por

Na manhã desta quinta-feira (26/11), chegou a mais de 200 o número de escolas ocupadas, segundo as contagens do movimento de estudantes secundaristas que lutam contra a reorganização proposta pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Para apoiar o movimento, a Minha Sampa criou uma plataforma online que transforma vizinhos e apoiadores em “guardiões” das escolas.

O funcionamento é simples: você preenche um formulário com seus dados e telefone de contato. Caso o governo consiga a reintegração de posse na justiça, e decida agir violentamente em uma ocupação, você receberá um SMS “para que possa vir fisicamente proteger as escolas da truculência da polícia, com o seu corpo, sua voz, sua câmera e sua indignação”, afirma o site, que também traz um mapa das ocupações e diversas informações sobre o movimento dos secundaristas. Estudantes em outras escolas, que ainda estejam fora do cadastro da Minha Sampa, podem entrar em contato através do email [email protected] ou por Whatsapp, número 11-98503-6622

A Meu Rio, entidade que deu origem à rede Minhas Cidades, da qual a Minha Sampa faz parte, já havia agido com uma metodologia similar para impedir que a escola Friedenreich, fosse fechada:

A Escola Municipal Friedenreich fica ao lado do estádio mais famoso do Rio de Janeiro, em meio aos planos de ampliação do Complexo do Maracanã. Uma escola tradicional da região e uma das dez melhores do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a instituição corria o risco de ser demolida para dar lugar a um centro de treinamento para atletas do vôlei durante as Olimpíadas de 2016. Com a mobilização da comunidade e uma petição contra a derrubada da escola, a Meu Rio entrou em cena.

Desenvolveu o aplicativo “De Guarda”, que instalou câmeras na região, “vigiadas” por moradores preocupados com a escola. Caso um trator se aproximasse, toda a rede seria avisada por SMS. “A promessa de ir à rua muitas vezes é mais forte que a própria mobilização, o importante hoje é saber casar as duas potencialidades”, afirma Miguel Lago, co-fundador da Meu Rio. Como resultado dessas e de muitas outras pressões, a prefeitura e o Estado tombaram o colégio, assim como o Museu do Índio.

A ideia é que a plataforma online amplie a já viva rede de apoio que tem garantido o sucesso das ocupações. Famílias, sindicatos, comunidades e apoiadores têm mantido o ânimo da meninada em alta com doações de mantimentos, de aulas e oficinas.

Também tem sido exemplar o cuidado dos estudantes com o espaço físico das escolas. Abundam fotos na internet e em páginas de ocupações de escolas sendo cuidadas pelos alunos ocupados.

Como tudo começou

O site da campanha lembra que hoje o Estado de São Paulo possui 793 escolas com salas superlotadas, ao longo desse ano, foram mais de mil salas de aulas fechadas. O estopim do processo, no entanto, foi o anúncio do fechamento de 94 escolas pelo governo – a maioria longe do centro da cidade.

A falta de diálogo e o caráter gerencial da decisão são dois dos fatores que tem impulsionado a mobilização que cresce diariamente, questionando que tipo de educação nossa sociedade está reservando para os mais jovens.

(Foto de Jornalistas Livres)

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×