Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 10 de dezembro de 2015

Festival traz música, comida e arte de imigrantes e refugiados para o Largo da Batata

por

A cidade de São Paulo é uma amálgama de culturas, etnias e povos. E essa liga não para de crescer e se diversificar, com a chegada cada vez maior de imigrantes e refugiados. Para celebrar este fato – e chamar atenção para as demandas e direitos destas populações na cidade – acontece neste domingo (13/12), das 16h às 22h, o GRIST – Festival de Música de Refugiados e Imigrantes.

O festival irá trazer músicos do Haiti, do Togo, da República Democrática do Congo e de Países árabes, assim como uma feirinha de gastronomia e artesanato para o Largo da Batata, em Pinheiros, na zona oeste da cidade. Segundo o site do GRIST (Grupo de Refugiados e Imigrantes Sem Teto), que organiza o festival em parceria com instituições governamentais e da sociedade civil, a ideia do festival partiu dos próprios imigrantes e refugiados que querem trazer sua cultura para o espaço público da cidade.

“O Brasil, signatário dos principais tratados internacionais de direitos humanos, precisa hoje de ações culturais que permitam a integração e comunicação de refugiados e imigrantes com brasileiros. O primeiro festival de músicos refugiados e imigrantes acontecendo na maior cidade do país, assim, é simbólico e um grande passo na direção de um melhor convívio multicultural”, afirma a organização.

O evento será aberto às 16h com uma apresentação do BibliASPA Musical, um grupo de instrumentistas e dançarinos de países árabes formado na Biblioteca Centro de Pesquisa América do Sul Países Árabes (BibliASPA) que oferece cursos de português para refugiados. O grupo Atopani, do Togo, segue a batida das 17h30 às 19h, quando Satelitte Musique, do Haiti traz o compas para terras brasileiras. O festival será encerado com o congolês Afrika Musica, às 20h30.

Acesse o site do GRIST para saber mais.

Serviço:

I Festival de Música de Refugiados e Imigrantes

DATA 13 de dezembro de 2015

HORÁRIO 16h às 22h

LOCAL Largo da Batata – Av. Brigadeiro Faria Lima, 860, Pinheiros. São Paulo – SP

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×