Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de dezembro de 2015

Largo da Batata ganha espaço lúdico permanente dedicado às crianças

por

Às 18h desta sexta-feira (18/12), serão inaugurados dois mobiliários urbanos no Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo. Premiados pelo concurso BatataLab – promovido em parceria entre o Instituto A Cidade Precisa de Você e o Instituto de Pesquisa e Inovação em Urbanismo (IPIU) –, os mobiliários prometem levar conforto, sombras e espaços lúdicos para as crianças e adultos que frequentam o local.

Um desses mobiliários será alocado em uma das poucas áreas verdes do largo, a Praça das Araucárias. Em 280 m², o projeto do ErêLab, empresa de mobiliário urbano lúdico, reunirá cinco equipamentos dedicados às crianças, que vão desde ilhas com cata-vento, um caminho de pedras chatas, traves de equilíbrio inspiradas na ginástica olímpica, um bosque com árvores interligadas por cordas e uma montanha para a criança escalar e escorregar.

De acordo com Roni Hirsch, diretor criativo do ErêLab, o objetivo é democratizar o brincar no espaço público, trazendo a infância para um lugar de convívio onde as crianças possam encontrar, interagir e experimentar o diferente. “Todos os nossos brinquedos enxergam a criança como protagonista do brincar. É ela que exerce a sua força dentro dos equipamentos, movendo o seu mundo dentro daquele espaço”, opina Hirsch.

Inauguração acontece nesta sexta e sábado (18 e 19/12). Novos mobiliários prometem levar sombras para o local e espaços lúdicos para as crianças.

Na sexta acontecerá uma roda de conversa com o tema “A importância do mobiliário urbano de qualidade para os espaços públicos” com os autores dos projetos premiados pelo concurso (ErêLab e Quaseres), membros do júri e organizadores do evento.

O espaço infantil também contará com uma inauguração própria, no sábado (19/12), a partir das 14h, para comemorar um ano de existência do ErêLab. “Será uma grande celebração da infância na cidade. É um marco, porque mostramos como o design pode agregar na vida urbana”, acredita. Segundo Hirsch, em 2015 mais de 8 mil crianças tiveram a oportunidade de conhecer os brinquedos do ErêLab no espaço público.

Ele comemora o fato de poder realizar essa experiência no Largo da Batata, “um território em disputa, inacabado e polêmico”. E ressalta que a ideia é firmar um espaço permanente, e não apenas temporário, para a infância na capital paulista. “A criança no parquinho encontra muitas outras para brincar, sem julgamento de cor, classe ou credo, e isso traz um efeito incalculável para a cidade”, observa. “Estamos vivendo um momento feliz de apropriação dos espaços público de São Paulo, mas queremos que isso seja permanente. A população brasileira precisa de espaços de qualidade para que convivam, criando assim uma cultura de espaço público permanente e real.”

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×