Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 29 de dezembro de 2015

Colabore com o Mapa Daqui e ajude a tornar sua cidade mais caminhável

por

Ajudar a iniciativa colaborativa de sinalização de espaços públicos Mapa Daqui é muito simples: basta “adotar” uma rua, imprimir um kit de placas (que inclui painéis e lambe-lambes), sinalizar os pontos mais importantes da região e pendurar em qualquer poste da cidade.

A escolha dos pontos importantes fica a critério de quem quiser colaborar com o projeto. Vale tudo: desde uma feira livre, um espaço de comida saudável, um hospital, estádio, ginásio, parque ou praça, museu, cinema ou teatro. O Mapa Daqui começou nos bairros centrais de São Paulo, e até novembro já tinha se espalhado por 14 estados brasileiros, contabilizando cerca de 500 colaboradores.

As placas contam também com espaços em branco, a serem preenchidos pela comunidade local. De acordo com os organizadores, em texto publicado no site do projeto, o Mapa Daqui nasceu para fortalecer o movimento de retomada dos espaços públicos para convivência da população.

O Mapa Daqui começou na cidade de São Paulo e até novembro já tinha se espalhado por 14 estados brasileiros, contabilizando cerca de 500 colaboradores.

“Nossos centros urbanos por muito tempo têm sido projetados com ênfase no deslocamento motorizado, isolamento em condomínios fechados ou shopping centers, e aos poucos deixamos de lado o hábito de caminhar, explorar e ocupar nossos bairros e espaços comuns”, afirmam eles. “Acreditamos que sinalização para pedestres de qualidade é uma das ferramentas essenciais para a criação de legibilidade, acessibilidade, diversidade e bem-estar nos espaços comuns das grandes cidades.”

É sempre bom lembrar que, ao incentivar o deslocamento a pé, o projeto gera uma série de benefícios: deixa as ruas mais seguras e vivas; ajuda a diminuir a pressão nos outros modais de trânsito, como automóvel, ônibus e metrô; maior movimento nas calçadas movimenta o comércio local e incentiva o turismo; e, claro, caminhar faz muito bem para a saúde.

Colabore você também com o Mapa Daqui!

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×