Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 21 de março de 2016

Dia Mundial da Infância: crianças participam de ação por melhorias nas calçadas brasileiras

por

No último sábado (19/3), as crianças que vivem em Brasília e São Paulo foram convocadas para registrar as condições das calçadas das cidades. E o resultado foi muito além do mapeamento dos “machucados urbanos”: serviu para engajar as crianças em uma mobilização que pretende diminuir a dificuldade enfrentada cotidianamente por aqueles que optam pela caminhada em seus trajetos diários.

A atividade fez parte da campanha “Calçada Cilada 2016”, organizada pelos grupos Corrida Amiga, Curativos Urbanos, Brasília Para Pessoas e Red OCARA através da plataforma Cidadera, uma interface interativa e prática que vocaliza as demandas de mobilidade a pé e acessibilidade e as envia ao poder público.

Segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos, em 2014 a caminhada foi responsável pela maior parte dos deslocamentos urbanos. Em 2015, a campanha “Calçada Cilada” registrou 291 ocorrências em 41 municípios de 16 estados brasileiros. No entanto, apenas três prefeituras deram retorno: São José dos Campos, Natal e Florianópolis.

 

Após utilizarem grandes curativos, que serviram para “remendar” os buracos, as crianças participaram ainda de um pique nique que discutiu o uso dos espaços públicos e as condições de mobilidade a partir do olhar dos pequenos. Neste Dia Mundial da Infância (21/3), foi lançado ainda um manual lúdico sobre como fazer os curativos urbanos.

A campanha “Calçada Cilada” segue coletando imagens e depoimentos sobre o tema até o dia 2/4 e pode ser acessada por qualquer cidadão brasileiro. Depois disso, sistematizará e enviará as informações coletadas às autoridades.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×