Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 11 de maio de 2016

Roda de conversa online debate papel da empatia na educação

por

“Meu material escolar mais importante para a volta às aulas não cabe em uma mochila, não pode ser encomendado online; é tão essencial quanto um lápis, mas diferentemente de um, nenhuma tecnologia pode substitui-lo. Por um lado, assim como uma caixinha de giz de cera, ele pode vir em diferentes cores. Melhor que o aparelhinho mais moderno, melhor que a última tendência, ele pode ser equipado em todos os estudantes e, quando o fazemos, ele pode transformar o mundo em que vivemos. (…) Meu material é a empatia”.

Foi assim que a escritora Homa Tavangar definiu a importância da empatia na educação, em artigo traduzido pelo Centro de Referências em Educação Integral. Para debater as nuances, potências e caminhos deste tema, estudantes, professores e jornalistas se reunirão com os educadores Helena Singer, José Pacheco, Pilar Lacerda, Braz Nogueira, Natacha Costa, Ana Lucia Villela, Wellington Nogueira, Rosely Sayão, Auro Lescher e com o ex-ministro da educação, Renato Janine Ribeiro, na roda de diálogo virtual “Empatia na educação de crianças e jovens transformadores”.

Organizado pelo Programa Escolas Transformadoras, iniciativa global da Ashoka correalizada pelo Instituto Alana no Brasil, o debate tem como objetivo “construir, coletivamente, um entendimento sobre a importância da empatia, como um valor e como uma competência que pode ser ensinada e cultivada na escola. Acredita-se que tal habilidade tem profunda relação com a busca por formar crianças e jovens transformadores, capazes de resolver os problemas sociais de nosso tempo, isso porque a postura empática pressupõe abertura para acolher a diversidade e agir em prol do bem comum”.

O debate será transmitido virtualmente na quinta-feira (19/5), das 15h às 18h, através da página do Escolas Transformadoras, que podem ser acessada aqui.

(A foto que ilustra a matéria é de Lobregs, via Flickr/Creative Commons)

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×