Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 17 de junho de 2016

Educação Ambiental assume papel fundamental na Cidade Educadora

por

Aproximar as agendas da Educação Ambiental e da Cidade Educadora e estreitar os objetivos em comum entre os dois conceitos. Este era o objetivo central do III Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora, que ocorreu nesta sexta-feira (17/6) nas dependências da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), localizada dentro do Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo.

Organizado em parceria da UMAPAZ com a Associação Cidade Escola Aprendiz (ACEA), o evento reuniu representantes do poder público, gestores escolares, docentes, pesquisadores e estudantes para debater novas possibilidades de futuro para a capital paulista, com foco na relação das escolas com seus territórios.

Além de debates, o seminário promoveu oficinas para professores e vivências na natureza para estudantes, em um dos espaços verdes mais valorizados da metrópole. As Diretorias Regionais de Educação (DREs) de cinco regiões participaram do evento: Penha, Itaquera, Butantã, Jaçanã-Tremembé e Pirituba.

Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora aproxima a agenda entre os conceitos e afina seus objetivos.
Seminário contou com a participação de gestores públicos, docentes, pesquisadores e estudantes.

A lei nº 15967, de janeiro de 2014, institui uma política municipal de Educação Ambiental em São Paulo. “É muito difícil, porém, a aplicação dessa norma nas escolas”, pontua Mônica Borba, diretora da UMAPAZ, “apesar de muitas delas já estarem promovendo este tipo de educação”. Ela defende a criação de uma plataforma que reúna o conhecimento adquirido a partir dos projetos de Educação Ambiental que já existem na cidade.

Contudo, Mônica afirma que tal conceito – que pode ser essencial para o futuro da Terra – ainda não está estabelecido tanto na espinha dorsal da cidade quanto em nossas vidas. “Estamos em um momento de grande transição: o ser humano vive um impasse de sobrevivência no planeta. Nosso modelo de desenvolvimento está em xeque. Ou nós aprendemos a viver a favor da vida, ou estaremos fadados a não estar mais aqui”, prevê.

Coordenadora Executiva de Programas da ACEA, Agda Sardenberg lembrou que “a educação não é uma preparação para a vida, é a própria vida”. Para ela, portanto, é preciso reconectar o conhecimento que se produz em espaços escolares com uma educação que pensa a vida integralmente. “É preciso integrar famílias, escolas, comunidades, empresas e governos em um processo contínuo”, afirma.

Agda ainda elencou as principais premissas de uma Cidade Educadora: estímulo à participação e controle social, escolas como agentes de transformação do território, integração de políticas públicas em perspectiva intersetorial e acesso aos bens culturais.

Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora aproxima a agenda entre os conceitos e afina seus objetivos.
Evento contou ainda com vivências na natureza.

Durante a mesa de diálogo “Práticas e Políticas Públicas por uma Cidade Educadora”, Laís Fleury apresentou o recém-lançado programa Criança e Natureza, ligado ao Instituto Alana. “Nosso sonho é garantir condições para que as crianças tenham uma infância rica em natureza. Para que isso aconteça, porém, é preciso reestruturar muitas esferas da sociedade: social, médica, educação, planejamento urbano”, aponta.

São inúmeros os efeitos positivos de um contato maior da criança com a natureza – e esta conexão pode começar em casa. “Qualquer espaço ao ar livre, um quintal ou um pequeno ambiente natural pode ser suficiente para este primeiro contato”, explica Laís. “Mas é preciso que um adulto esteja disponível a acompanhá-la, com um olhar sem julgamento nem preconceito, permitindo que a criança tenha tempo e possa criar suas próprias brincadeiras com liberdade.”

Laís defende que o processo de aprendizagem passa também pelo conhecimento do próprio corpo. “Precisamos acordar nosso cérebro. O corpo parado e a falta de movimento também contribuem para um maior déficit de atenção”, observa, incentivando os educadores a criar identidade com a natureza para, então, “desemparedar” as crianças de dentro das escolas.

Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora aproxima a agenda entre os conceitos e afina seus objetivos.
Educação Ambiental desponta como fundamental na criação de Cidades Educadoras.

Integrante do programa São Paulo Integral, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, João Kléber Santana Souza acredita ser necessário “recuperar o sentido da educação e transformar o currículo tradicional”. Para tanto, a política pública – baseada em uma concepção da educação como instrumento para a democracia – pretende estimular a autonomia das escolas, a criação de espaços de diálogo, de um currículo emancipatório e de comunidades de aprendizagem, promovendo territórios educativos.

Souza cita um grande desafio que surge nesta caminhada: a intersetorialidade. “Existe uma vontade clara de atingir a Cidade Educadora, mas a rota de pensamento e ação não é tão articulada quanto precisa ser”, argumenta. “Exige articulação na própria secretaria, e isso não é simples, pois existe uma lógica de pensamento muito fragmentada.”

Plano Municipal da Mata Atlântica

Cerca de 33% da área total da cidade de São Paulo é constituída por espaços verdes passíveis de conservação e preservação. É o que mostra um mapeamento realizado pelo Plano Municipal de Mata Atlântica (PMMA), a ser publicado no dia 30/6.

“É importante propor essa conservação junto com quem mora e atua nessas regiões. Nos esforçamos para que o plano fosse participativo e tivesse a cara da cidade”, define Domingos Leoncio Pereira, educador ambiental da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e diretor da Divisão de Unidades de Conservação do Departamento de Parques e Áreas Verdes.

Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora aproxima a agenda entre os conceitos e afina seus objetivos.
World Café proporcionou espaço de troca de experiências aos participantes.

Na parte da tarde, o Seminário realizou uma aventura ambiental com os estudantes presentes, que puderam participar de uma sessão do Planetário Aristóteles Orsini, e uma oficina de mediação de conflitos na escola, na qual professores puderam debater sobre o tema com a facilitação de Sandra Inês Baraglio Granja. Também aconteceu um World Café, no qual foram debatidos as conexões existentes entre a Educação Ambiental e as premissas para a Cidade Educadora.

Neste processo, foram realizadas oficinas para a população indicar áreas prioritárias para o plano. “Precisamos vencer o preconceito de especialistas e técnicos, que teoricamente sabem de tudo, e conseguir enxergar o grau de empatia e desejo que as pessoas demonstram em relação a uma determinada área.”

Pereira traça um paralelo entre os diversos trechos de mata atlântica espalhados pela capital e suas políticas públicas que não dialogam entre si. “Em São Paulo, existe um mosaico de áreas verdes, pequenas e fragmentadas – como tudo na metrópole, até nossa consciência e pensamento. Devemos trabalhar pela integralidade, reconhecer que ela existe e costurá-la dentro de nós, pois está fragmentada.”

O educador compara a criação do PMMA com o ato de nadar contra a correnteza em um mar de interesses antagônicos e difusos que existem em São Paulo. “A educação é a trajetória para a lucidez de encontrar as conexões que as pessoas têm com o mundo, e o educador é o guia para essa lucidez. Aprender com a natureza é essencial para uma metrópole como essa, e o Plano vai tentar dar esse passo importante para a cidade”, conclui.

(A foto que abre esta reportagem é de autoria de Pedro Ribeiro Nogueira)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×