Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 20 de junho de 2016

Patrimônio cultural revela potencial educativo do território urbano

por

Poesia, força, solidariedade, diversidade, comunidade, igualdade, utopia, aprender, militância, criança, dúvida, palavra, roda, janela, esperança e tantas outras palavras surgiram quando Edson Ignácio de Oliveira, o educador Eddy do Museu da Língua Portuguesa, pediu aos participantes do curso Potenciais Educativos do Território Urbano:rumo à Cidade Educadora que se identificassem a partir de uma palavra. Da dinâmica criativa e criadora de vínculos, emergiu um pouco das histórias que embasam as ambições dessa formação.

Em sua quinta etapa, o curso organizado por representantes de coletivos, museus e organizações da sociedade civil, em parceria com a Diretoria Regional de Educação Ipiranga (DRE-Ipiranga), e voltado aos professores da rede pública municipal de São Paulo, se debruçou sobre o Patrimônio Cultural, em um dia de atividades organizadas pela Pinacoteca do Estado de São Paulo e pelo Museu da Língua Portuguesa.

E foi justamente o educador do Museu da Língua Portuguesa, que recentemente perdeu sua sede para um incêndio, que aproveitou o ensejo para falar de Patrimônio Imaterial. “As pessoas ficam consternadas quando percebem que, mesmo sem sede física, o Museu continua. Ele, assim como a língua, é muito mais do que sua expressão física”, analisou Eddy, emocionado.

Para exemplificar seu ponto, trouxe para os educadores e educadoras ali presentes uma série de dinâmicas, usos e modos de ser da língua para uma animada atividade cheia de memes, piadas, usos coloquiais, informais, gírias e jargões. “Língua é contexto. É importante saber com quem se está falando para saber o que se pode falar”, definiu Edson, explicitando a qualidade viva da língua e relatando como a gramática normativa pode servir para reforçar estruturas sociais desiguais. “A palavra é sempre falha”, alertou.

Edson Ignácio conduz atividade sobre patrimônio linguístico.
Edson Ignácio conduz atividade sobre patrimônio linguístico.

Primeira infância

Após a palestra do Museu da Língua Portuguesa, o curso recebeu a visita da coordenadora do São Paulo Carinhosa, o programa da Prefeitura de São Paulo para a Primeira Infância, Ana Estela Haddad, que saudou a iniciativa que traz a cidade e infância para o centro da formação docente. Para salientar a importância da formação, Ana Estela apresentou a experiência que a São Paulo Carinhosa desenvolve no bairro do Glicério, empoderando a comunidade para sua transformação, fortalecendo a rede intersetorial e promovendo a escuta ativa das crianças.

“Diversos estudos comprovam que o que acontece nos primeiros anos de vida de um indivíduo irá deixar marcas indeléveis em sua formação. Então, o centro de nossas ações deve ser garantir essa equidade nas primeiras etapas da vida. Para assegurar isso, para além das políticas públicas, precisamos de comunidades engajadas, que cobrem e garantam direitos”, afirmou.

Presente à formação, o professor Paulo Magalhães da EMEF Duque de Caxias, localizada no Glicério, afirmou que, após o local ter assumido sua vocação educadora, transformando suas ruas e sendo preenchido por cortejos, caminhadas de crianças e grafite, houve uma mudança significativa na conformação do bairro. “Trabalho dez horas por dia com as crianças e o que sentimos é diferente. Parece que antes a gente nem existia. Agora somos um bairro. Esse movimento aproxima o aluno do professor e isso, que acontece na comunidade, tem impacto na sala de aula. É outra dinâmica”, se entusiasmou.

Ana Estela Haddad saudou a iniciativa de trazer a formação docente para as questões do território.
Ana Estela Haddad saudou a iniciativa de trazer a formação docente para as questões do território.

Caminhada

Após as discussões da manhã, os professores da rede pública tiveram uma visita guiada à Pinacoteca, que conta com um importante acervo de arte brasileira. Para convidar os professores à reflexão crítica, a educadora da Pinacoteca Telma Mosken, propôs reflexões sobre o passado e o presente do Brasil, ao opor o “Caipira picando fumo”, do pintor regionalista do séc. 19 Almeida Júnior com a famosa foto de Tuca Vieira, que contrasta a comunidade de Paraisópolis com um condomínio de luxo do Morumbi. Apesar de distantes mais de um século, ambas guardam fragmentos e diálogos de um país desigual, como notaram os educadores.

Em seguida, saíram para caminhar pela região da Luz, guiados por Eddy e Telma, que ressaltavam os detalhes da construção das estações, as diferenças entre as classes sociais que habitavam e habitam esse espaço e os diversos significados e aprendizados escondidos debaixo de cada camada daquele local. Para terminar o dia, uma visita guiada pela Pinacoteca com Denyse Emerich, coordenadora de Programa Educativo da Pinacoteca de São Paulo, convidou a entender a relação entre os diferentes patrimônios e a riqueza de sentidos e significados guardados nas ruas e museus das cidades. Instigados, os professores prometerem voltar – só reclamaram que tudo ficaria mais fácil se houvesse mais transporte garantido para as crianças entre as escolas e os equipamentos culturais.

O curso voltará para sua sexta e última etapa no dia 2/7. Nela, os professores serão convidados a avaliar o curso, enquanto elaboram projetos para suas escolas.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×