Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 20 de junho de 2016

Roda de conversa discute mobilizações estudantis e democracia nas escolas

por

Educação pública. Participação. Qualidade. Pertencimento. Diálogo. Igualdade de gênero. Políticas públicas. Juventude. Ocupação.

Todo esse leque de assuntos será debatido durante a roda de conversa “Mobilizações estudantis e democracia nas escolas”, que acontece nesta quarta-feira (22/6), a partir das 19h, na sede da Ação Educativa (rua General Jardim, 660 – Vila Buarque – São Paulo/SP).

Promovido pela campanha “Fome de Educação”, o evento pretende discutir a cultura de participação e a gestão democrática em escolas e redes de ensino, promovendo um diálogo e troca de experiências entre estudantes, professores, juristas e parlamentares, além de outros sujeitos do campo da educação.

Gratuito, o debate contará com a participação do especialista em políticas públicas de educação Salomão Ximenes e da representante do Conselho de Escolas de São Paulo, Kézia Alves, além da participação de jovens das escolas ocupadas contra a reorganização escolar estadual.

Criada pela Ação Educativa, a campanha Fome de Educação defende uma educação pública gratuita, laica e de qualidade para todas e todos, através de informações sobre gestão democrática na educação e fortalecimento das mobilizações em torno da defesa da educação pública.

 

Desde 2015, mais de 400 escolas e prédios de gestão foram ocupados por estudantes secundaristas de seis estados do Brasil. “A reação de governos, órgãos de gestão e direções escolares, porém, mostra a pouca predisposição ao diálogo. Em São Paulo, por exemplo, a Polícia Militar invadiu três prédios públicos para, sem mandado da justiça, realizar a reintegração de posse. Ao todo, 89 jovens secundaristas foram arrastados com violência e enviados de camburão para delegacias próximas. Também em São Paulo, têm sido recorrentes as denúncias de transferência arbitrária de professores que apoiaram as mobilizações”, afirma o manifesto da campanha.

“Diante desta situação e dos inúmeros relatos de perseguições e conflitos dentro das escolas, é urgente debater e cobrar das instâncias de governo a regulamentação da gestão democrática do ensino, conforme previsto na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no Plano Nacional e nos Planos Estaduais de Educação”, prosseguem os organizadores da roda de conversa, que será transmitida via streaming através do link www.acaoeducativa.org/aovivo

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×