Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 20 de julho de 2016

Pesquisa quer articular experiências de museus comunitários do Brasil

por

Um levantamento quer saber quantos são, onde estão e quem está ajudando a construir os ecomuseus e museus comunitários em todo o Brasil.

Realizado pela Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (ABREMC), a pesquisa convida todos os agentes comunitários envolvidos em iniciativas que apropriem e valorizem o patrimônio cultural como recurso de desenvolvimento a preencherem um questionário online até o dia 12/10.

De acordo com a diretora de comunicação da instituição, Nádia Helena de Almeida, atualizar o mapa – que teve sua primeira versão lançada há cerca de dez anos – é necessário para criar novos indicadores que sinalizem o horizonte para onde rumará o movimento da museologia comunitária e ecomuseus.

“Um dos nossos objetivos é aproximar dois conceitos – educação integral e museologia comunitária”, aponta Nádia Helena, que também é coordenadora da Rede Juntos pela Educação Integral. “Precisamos ainda descobrir muitos aspectos desse movimento para entendermos melhor a nossa atuação. É o momento de olharmos para ele e criarmos uma identidade do que é a nova museologia brasileira.”

Nádia acredita que os moradores de territórios onde estão inseridos os ecomuseus e museus comunitários têm muito a contribuir nos debates sobre o desenvolvimento local. O questionário a ser preenchido é simples e pretende reconhecer a distribuição geográfica e a gênese dos processos de criação de cada uma das iniciativas.

Outra premissa da pesquisa é estabelecer com mais clareza a distinção entre as tipologias utilizadas pelo movimento. “Também pretendemos esclarecer as diferenças entre o que é ecomuseu, museu comunitário, museu de bairro, à céu aberto, ponto de memória, sem correr o risco de engessar nenhum desses formatos”, finaliza Nádia Helena.

Participe da pesquisa de identificação dos ecomuseus e museus comunitários do Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×