Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 9 de agosto de 2016

Jovem cientista representa o Brasil em feira internacional na China

por

A jovem cientista brasileira Vitória Müller Gerst representará o Brasil na China Adolescent Science & Technology Innovation Contest (Castic), uma feira de ciências que acontece de 13 a 19 de agosto, em Xangai.

Estudante do curso técnico de Química da Fundação Liberato (Novo Hamburgo/RS), Vitória foi vencedora do Prêmio Killing de Tecnologia na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada no ano passado. O prêmio viabiliza a participação de um projeto nesse importante evento internacional.

Estudante do curso de Química da Fundação Liberato, Vitória Gerst venceu o Prêmio Killing de Tecnologia na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia 2016
Vitória recebeu credenciamento à China na Mostratec de 2015.

Sobre o projeto

O transplante tem por objetivo garantir a manutenção de determinada função vital. No entanto, a falta de doações gera uma enorme fila, agravada pelos critérios de compatibilidade entre doador e receptor. Como alternativa ao cenário, surge o processo de descelularização (para implantação de células do receptor), área em que o projeto de Vitória foi desenvolvido.

A pesquisa buscou desenvolver um novo composto para ser utilizado na descelularização de tecidos e órgãos. Esse processo é baseado na remoção completa dos constituintes celulares do órgão doado, com posterior repovoação por células embrionárias do receptor, reduzindo as chances de rejeição pós-transplante.

Como atualmente não existe uma solução que concilie a descelularização completa e a manutenção da estrutura do órgão, o projeto propõe uma nova alternativa que visa, diretamente, a conciliação desses fatores essenciais para o sucesso da descelularização e, consequentemente, a diminuição considerável das taxas de rejeição em transplantes. A orientação do projeto é da professora Schana Andreia da Silva.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×