Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 29 de agosto de 2016

Estudante faz de ônibus em Belém (PA) plataforma para aulas de história

por

Por Ana Luiza Basilio, do Centro de Referências em Educação Integral, com o Portal Aprendiz

Quem anda de ônibus pela cidade de Belém (PA), nas linhas azul e amarela, possivelmente já cruzou com Eduardo Veras, de 24 anos. Desde o início do ano, o jovem, nascido em Ananindeua, município vizinho da capital, vem circulando pelos coletivos com uma ideia no mínimo inovadora: dar aulas de história no transporte público.

A ação de Eduardo Veras foi publicada no Facebook e ganhou repercussão. Créditos: divulgação
A ação de Eduardo Veras foi publicada no Facebook e ganhou repercussão.

Quase todo dia é a mesma rotina. Ele entra nos ônibus e distribui aos passageiros, em um pedaço de papel couché, histórias em quadrinhos que contam capítulos da história da humanidade – a ideia se apoia no blog História em Quadrinhos.

Em seguida, ele assume o papel de educador e, durante o trajeto, vai dando a sua aula, retomando fatos históricos que, como ele próprio indica, podem ajudar as pessoas no ENEM, em algum concurso público ou mesmo em leituras de obras literárias. “A história não é importante só porque está nos livros, mas porque nos ajuda a ler o mundo, construir concepções”, coloca.

A ideia ganhou repercussão após uma pessoa fazer um post no Facebook. Desempregado, Eduardo conta que trazia a inquietação de buscar por uma oportunidade que fizesse sentido para ele. “Eu queria fazer algo para a sociedade, algo em que pudesse inovar”. O projeto vem ajudando o jovem a ter alguma verba, fruto da doação das pessoas com as quais cruza. O estudante vem reunindo algumas de suas aulas em um canal no Youtube, discutindo que todo espaço é potencialmente um espaço de aprendizagem.

Leia também: Territórios Educativos – Como aprender na cidade?

Para ele, o projeto será a porta de entrada para seu mestrado e para a continuidade de sua vida acadêmica. Hoje ele cursa Ciências pela Universidade da Amazônia (Unama) e tem o sonho de ser professor universitário.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×