Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 2 de setembro de 2016

Skate no Asilo promove integração entre gerações em Porto Alegre

por

Atualização no dia 8/9 às 15h15: Por conta da chuva que caiu em Porto Alegre no último final de semana, o evento Skate no Asilo foi adiado para este sábado (10/9), no mesmo horário e local.

Neste sábado (3/9), a partir das 15h, um evento realizado em Porto Alegre (RS) pretende misturar gerações em torno de um esporte radical. Trata-se do Skate no Asilo, que levará jovens praticantes da modalidade ao encontro de idosos residentes do Asilo Padre Cacique, promovendo um momento de troca de conhecimentos entre pessoas de diversas idades.

O Skate no Asilo acontece uma vez por ano desde 2013 e, de acordo com Bárbara Arslan, representante da Smile Frame – organização que idealizou o evento –, a ideia surgiu da necessidade de unir dois universos que aparentemente são opostos. Enquanto os jovens praticam manobras radicais em cima de um skate, idosos farão as vezes de juízes e darão as notas da competição.

Todo ano, os organizadores visitam previamente o asilo para acolher os idosos que têm interesse em participar do evento, realizando conversas e mostrando a história do esporte, que a partir de 2020 estará presente nos Jogos Olímpicos. Além do skate, o evento levará também música e grafite para o local.

Skate no Asilo from Smile Flame on Vimeo.

Os organizadores pedem para, se possível, o público doe itens que os idosos do Asilo estão precisando: achocolatado diet, adoçante líquido, amido de milho, aveia, bolacha doce ou salgada, café, chá,doce de leite, erva-mate, ervilha partida, feijão branco, gelatina, geléia diet, leite de soja, água sanitária, desinfetante, detergente para louça, sabão em barra, shampoo e talco perfumado.

“Muita gente têm vontade de ajudar os idosos, mas se não tiver muito tempo essa atitude acaba ficando por último em uma escala de prioridade. É interessante olhar para a terceira idade de uma forma diferente: dançar e brincar com eles, apresentar o skate, o grafite, tão ligados à cultura juvenil”, aponta Bárbara. “Eles ficam felizes, pois são tratados de igual para igual e ficam no centro das atenções.” O Skate no Asilo já se espalhou por outras cidades gaúchas, como Canela e Gramado.

Das 15h às 16h, a escola Ande de Skate realizará uma oficina gratuita para os interessados em começar a praticar o esporte. A expectativa dos organizadores é que cerca de 800 pessoas participem do encontro. Diferentemente de outros anos, quando conseguiu patrocínio, o Skate no Asilo cobrará 10 reais de entrada. Haverá distribuição de pipoca e food trucks que venderão batata frita, churros e bebidas não alcóolicas.

Ao final do evento, haverá um show da banda de reggae Bobera. Os skatistas interessados em participara da competição devem mandar um e-mail para [email protected]

(A foto que abre está matéria é de autoria de Immagine Studio Fotografia)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×