Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 22 de setembro de 2016

Encontro discute desafios do centro de SP pelo olhar do educador social

por

Marcado por sua pluralidade, o centro de São Paulo é um espaço em permanente construção. Se por um lado a região concentra o maior número de equipamentos culturais da cidade, por outro, ainda enfrenta diversos desafios.

Para refletir sobre esse território, na próxima sexta-feira (23), o Fórum Regional de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente – Sé (FDDCA-Sé) realiza o 1º Encontro Educador Social: desafios e possibilidades da profissão. O evento acontece na semana em que é comemorado o Dia do Educador (19 de setembro) e tem como objetivo evidenciar as origens e o significado da profissão.

“Nosso intuito é realizar um encontro reflexivo, trazendo os desafios da atuação do trabalhador social na atualidade, onde se acentuam a exploração da classe trabalhadora, somada às mais diversas questões sociais, como a drogadição, ampliação da população em situação de rua, migrações, exploração sexual, entre outros temas, apontando como é esse cenário na infância e na juventude”, aponta Rosane Durval, uma das representantes do Fórum.

Mesa de debate e World Café

O encontro será dividido em dois momentos. Na primeira parte, das 12h às 15h, acontece um debate com três educadores sociais de diferentes espaços. Estarão presentes na mesa os educadores Cleiton Ferreira (educador social e arte educador; fundador e coordenador da Comunidade Cultural Quilombaque, e articulador do Plano de Enfrentamento à Violência Contra Jovens Negros), Júlio César (assistente social, professor, militante dos Direitos Humanos e diretor do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo), que falarão, principalmente, sobre o contexto atual do centro de São Paulo e práticas inovadoras que colaborem para o dia a dia dos educadores.

Na segunda parte do evento, das 15h às 18h, será organizado um World Café, metodologia de discussão em grupo que garante que todos os presentes tenham momentos de fala e reflexão. Os temas que serão abordados nas mesas trazem um retrato das problemáticas apresentadas na região central da capital paulista, como a questão migratória, ocupações, drogadição, situação de rua, gênero, raça, polícia e violência e precarização do trabalho.

Todos os participantes receberão um certificado da comissão executiva do Fórum pela participação. Este seminário conta com o apoio do Senac Tiradentes. As inscrições são gratuitas. Envie o nome, RG e CPF com antecedência para o e-mail [email protected]

Veja abaixo a programação completa do evento

12h | Credenciamento
13h | Mesa de Abertura “ Contexto social da região central de SP e os impactos no serviço social”
15h | Intervalo/Coffee Break
15h30 | World Café
18h | Confraternização
18h30 | Encerramento

Serviço
1º Encontro Educador Social: desafios e possibilidades da profissão
Data: 23/9
Horário: das 12h30 às 18h30
Local: Senac Tiradentes (Av. Tiradentes, 822 – Luz, São Paulo/SP – próximo às estações de metrô Tiradentes e Armênia).

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×