Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 3 de outubro de 2016

Semana do Brincar na Periferia acontece nas bordas de São Paulo

por

Qual o espaço público da infância na periferia?

É sob essa pergunta que acontecerá, entre 19 e 23/10, a 2ª Semana do Brincar na Periferia, um evento de cinco dias com formação, trocas e abertura de espaços dedicados ao brincar nas bordas da cidade de São Paulo, que será encerrado com um Festival de Brincadeiras de Rua.

Organizada pelos coletivos “Aqui que a gente brinca! ” e “Brincantes Urbanos” e contando com o apoio do Instituto Alana, Espaço Alana, MIB (Mapa da Infância Brasileira), IPA Brasil, Ateliê Arte, Educação e Movimento, Casa de Cultura Campo Limpo, Casa de Cultura Grajaú, CEU Guarapiranga, CEU Casablanca, além dos projetos Criança Fala, Criança e Natureza e da Subprefeitura do M’Boi Mirim, a Semana tem uma programação inteiramente gratuita.

Programação

Na quarta-feira, no CEU Casa Blanca, na zona sul, serão realizados debates e oficinas sobre Criança e Natureza, sobre o brincar na escola e uma mesa de debates sobre espaço público e brincar nas periferias, com coletivos que militam pelos direitos da infância na cidade.

Na quinta-feira, o Centro Cultural Grajaú Palhaço Carequinha receberá a oficina “O Direito ao Brincar”, da IPA Brasil e a pré-estreia do documentário “Criança Fala”, com Nayana Brettas, fundadora da CriaCidade e coordenadora do Projeto Criança Fala. Na sexta-feira, no CEU Guarapiranga, uma oficina com Juliana Bueno ensinará as diferentes estratégias para encontrar sacis e também acontecerá uma oficina de construção de brinquedos com Luís Henrique, educador do Espaço Alana no Jardim Pantanal. Na parte da noite, o debate “Pedagogia da Emergência”, com Reinaldo Nascimento, versará sobre as questões da infância e do refúgio.

O final de semana será aberto com um encontro do Mapa da Infância Brasileira na Casa de Cultura do Campo Limpo, no sábado, seguido por uma Feira de Troca de Brincadeiras, no Jardim Nakamura, na zona sul, e no Espaço Alana, no Jardim Pantanal, na zona leste. No domingo, das 12h às 16h, acontecerá no Jd. São Luís, na zona sul, o Festival de Brincadeiras de Rua, com corrida de carrinho de rolimã, campeonato de taco, cordas, pipas e muito mais, além da exposição de fotos “Crianças da Minha Quebrada”, de Sheila Signário, na Casa de Cultura do Campo Limpo.

Para conferir a programação completa, saber mais e se inscrever nas oficinas e debates com vagas limitadas, acesse o evento no Facebook da 2ª Semana do Brincar na Periferia.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×