Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de outubro de 2016

Mostratec Júnior se consolida como espaço de produção científica juvenil

por

Desde 2011, quando passou a ser realizada em paralelo à feira principal da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), a Mostratec Júnior não parou de crescer. Se há cinco anos atrás foram apresentados 11 projetos científicos de estudantes do Ensino Fundamental, em 2016 este número chegou a 220.

Na avaliação dos organizadores do evento, trata-se de um sinal positivo para a disseminação da prática de pesquisa científica, com foco na criação de espaços de protagonismo ao estudante/pesquisador.

O número de feiras afiliadas à Mostratec Júnior também disparou: de 10 em 2015 para 44 em 2016, mostrando que a criação de uma rede de colaboração de feiras de ciências tem muito a contribuir para a constituição de uma cultura da pesquisa no Ensino Fundamental.

Na edição de 2016, projetos de 32 cidades gaúchas estão representadas na edição juvenil da Mostratec. A grande maioria dos projetos escolhidos para a feira (80%) são desenvolvidos em escolas públicas.

Em entrevista para o jornal oficial da Mostratec, a coordenadora da Mostratec Júnior, Sandra de Oliveira, afirmou que a criança é pesquisadora por natureza. “Sua curiosidade mobiliza os avanços na aprendizagem. Utilizar a pesquisa como ferramenta pedagógica é aproveitar algo que é natural à criança e ao jovem.”

Em 2011, a feira, que ocorre em paralelo à Mostratec, teve 11 projetos apresentados; em 2016, este número chegou a 220.

Assim como na edição principal da feira, a cidade foi tema para muitos pesquisadores da Mostratec Júnior. Cinco pré-adolescentes de Novo Hamburgo, estudantes da EMEF Francisco Kunst, resolveram explorar o bairro onde nasceram. O projeto “Descobrindo o Bairro” colocou Chaiane, Rian, Larissa, Ludiane e Gabriel, todos com 13 anos, em contato direto com a história e memória da comunidade da Morada dos Eucaliptos.

“Para isso utilizamos a arte, com fotos, desenhos, pintura, poesia e mapas”, lembrou Chaiane. Eles entrevistaram 53 moradores antigos e ouviram as mais diversas versões sobre o surgimento do local, que foi cedido pela prefeitura em 2002 após um alagamento que tirou a moradia de muita gente.

Os jovens programaram ainda intervenções na comunidade, especialmente na área de lazer, com a intenção de criar mais espaços para a brincadeira. Também enviaram uma carta para o atual mandatário de Novo Hamburgo com todas as suas demandas para o local.

Em 2011, a feira, que ocorre em paralelo à Mostratec, teve 11 projetos apresentados; em 2016, este número chegou a 220.

A premiação da Mostratec acontece nesta sexta-feira, a partir das 20h, no Teatro Feevale.

Também na cidade-sede da Mostratec, Max dos Santos, 15, e Eloísa Ribeiro, 14, estão criando o app Noia Busão, que mostra horários e itinerários do transporte público da cidade em tempo real. “Vejo muitas pessoas pedindo informação ao próprio motorista do ônibus. Falta acesso à informação”, acredita Eloísa. Em busca de patrocinadores e apoio da prefeitura, o projeto pretende instalar QR Codes nos pontos de ônibus.

Já no bairro de Campina, localizado no município de São Leopoldo, o problema está na falta de sinalização das vias. Há, inclusive, logradouros sem nome. “Isso causa diversos problemas, ninguém acha tua casa, nem a correspondência chega”, apontam as alunas do EJA Luana Silva, Thamires Ribeiro e Gislaine Borba. “O poder público largou nossa sinalização faz tempo. Tivemos que nós mesmos mapear o bairro e fazer placas-modelo. Tudo isso junto com a comunidade.”

Em 2011, a feira, que ocorre em paralelo à Mostratec, teve 11 projetos apresentados; em 2016, este número chegou a 220.

Soluções referentes aos problemas que atingem o espaço escolar também foram propostas pelos pesquisadores. Na EMEF Castro Alves, em São Leopoldo, o alvo era o machismo. “Há muito tempo vivenciamos o machismo, muitas vezes sem perceber”, denuncia Vitória Peres, 15, que ao lado dos colegas Eduardo Correa, 14, e Emily dos Santos, 15, produziu o projeto “Feminismo: Fuga da Opressão e Liberdade de Expressão”.

Ao pesquisarem a história de vida de importantes mulheres brasileiras, como Maria da Penha, Dilma Rousseff e Bertha Lutz, tinham a intenção de mostrar o que de fato propunha o feminismo para as relações entre os colegas. Tarefa árdua: no questionário que passaram em sala de aula, muitos meninos avaliaram a questão como desimportante e secundária. “É uma questão realmente enraizada em nossa cultura”, analisa Eduardo. “Não é à toa que a cada quatro minutos o SUS recebe uma mulher violentada pelo parceiro”, observa Emily.

Em 2011, a feira, que ocorre em paralelo à Mostratec, teve 11 projetos apresentados; em 2016, este número chegou a 220.

O repórter Danilo Mekari cobriu o evento a convite da Fundação Liberato.

As pequenas Sarah Martins e Gabrielly da Silva, de 10 anos, buscaram respostas sobre como conviver pacificamente dentro da sala de aula. Na EMEF Getúlio Vargas, em Parobé, havia muitas brigas e palavrões desnecessários. Passaram então a estudar conceitos de ética e cidadania, além de promoverem um mutirão de limpeza na escola. Nessa toada, retiraram o acúmulo de lixo e exigiram que a diretoria adquirisse novas lixeiras.

As jovens Bruna Hickmann e Lorete Dorneles, de 14 anos, também estavam incomodadas o espaço de sua escola, a EMEF Odila Scherer, em Venâncio Ayres. Mais especificamente com a biblioteca. “Estava imprópria para uso, não era atraente e, por isso, vivia vazia”, observou Bruna. Com a ajuda da comunidade escolar, entre eles pais e alunos do grêmio, reformaram a biblioteca e colocaram piso laminado e tapetes para as crianças. Não demorou para a frequência de usuários crescer.

(A foto que abre esta matéria foi gentilmente cedida por Sidney Scaravonatti)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×