Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 4 de novembro de 2016

Seminário internacional na USP aborda jogos tradicionais e lazer

por

Para discutir o fenômeno dos Jogos Tradicionais e sua importância para a humanidade, aprofundar o debate sobre o lazer, identificar e difundir os jogos e brincadeiras da América Latina e da cultura imaterial brasileira, assim como apresentar pesquisas desenvolvidas neste campo, acontece, entre 23 e 26/11, na Universidade de São Paulo (USP) o II Seminário Internacional de Jogos Tradicionais e Lazer.

Fruto de uma parceria entre a UNESCO e as escolas de Educação Física e Esporte e de Artes, Ciências e Humanidades da USP, o Seminário tem, segundo a organização, “a firme proposta de evidenciar aspectos culturais e humanos presentes desde tempos imemoriais até os dias de hoje” e espera com isso consolidar “um importante canal de discussão e pesquisa, na medida em que apresenta um espaço de reflexão e análise de aspectos ainda pouco explorados no meio acadêmico”.

Entre os temas que serão trabalhados em mesas, conferências e debates, estão os jogos tradicionais do Brasil, as experiências do jogar na Colômbia,  oficina de práticas culturais, jogos indígenas e quilombolas e, ao longo de todo o seminário, acontecerá um Festival de Jogos Tradicionais para disseminar ““saberes autóctones e tradicionais com reconhecimento das formas de viver comunitárias inter-geracionais, potencializando nesses espaços a vivência lúdica das crianças e jovens, a fim de fortalecer suas identidades coletivas”.

O evento também contará com o pré-lançamento do filme Terreiros do Brincar, de Renata Meirelles e David Reeks, com a participação de professores/as e pesquisadores/as da área do Brasil e do continente americano.

As inscrições estão abertas até 16/11 e custam R$ 70 para profissionais e R$ 35 para estudantes e professores de escola pública. Para se inscrever, acesse a ficha de inscrição. A programação completa pode ser encontrada no site do II Seminário Internacional de Jogos Tradicionais e Lazer.

(A foto que ilustra essa matéria é de Gonzalo via Flickr/Creative Commons)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×