Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 10 de novembro de 2016

Ocupação Criança valoriza e incentiva as produções infantis

por

“Porque é tão difícil que as manifestações, as ideias, as expressões infantis sejam reconhecidas e valorizadas nas escolas públicas de Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental?”

Foi com base nessa questão que surgiu a mobilização Ocupação Criança. Realizada pelo Instituto Avisa Lá, a iniciativa busca reconhecer e fortalecer experiências educativas que explorem os fazeres e produções infantis como o ponto central da ocupação dos espaços escolares.

“Normalmente quem faz as pinturas e desenhos são profissionais locais ou bem intencionadas professoras”, aponta o movimento, que tem a intenção de sensibilizar, comunicar e socializar práticas que respeitam o potencial infantil nos segmentos da educação.

“É preciso uma forte aliança entre agentes públicos, instituições que atuam em defesa da criança, profissionais de educação para alterar a prática”, acreditam os organizadores do Seminário Ocupação Criança, que será realizado no dia 22/11 (terça-feira), em São Paulo.

A mobilização Ocupação Criança criou um banco virtual de boas práticas de reconhecimento e valorização do protagonismo infantil. As experiências reúnem linguagens artísticas, registro de falas, enredos e cenários protagonizados pelas crianças, escritas iniciais e ações cotidianas de cuidado e bem estar.

O evento contará com uma programação variada. Na primeira parte, experiências de participação infantil serão divulgadas em pequenas apresentações, intituladas “O que os muros contam”, “Desenhar se aprende desenhando”, “As manifestações infantis aparecem” e “Li e gostei – Escrita pela criança”. Na segunda etapa, acontecerá um debate sobre a importância de acreditar no potencial das crianças.

O Seminário Ocupação Criança será realizado na Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2500 – ao lado da estação de metrô Sumaré), das 13h30 às 17h30 do dia 22/11.

Confirme a sua presença através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 3032-5411 e 3812-9561.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×